INSS: quais grupos recebem antecipação do 13º nesta semana

Nesta semana, INSS incia antecipação do 13º salário para pessoas que recebem mais de um salário mínimo e segue com os repasses anteriores

Nesta semana, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deve seguir com o processo de antecipação dos pagamentos do 13º salário para os aposentados, pensionistas e beneficiários da autarquia. A partir desta segunda-feira (2), a novidade é que os repasses começam a ser feitos também para as pessoas que recebem mais de um salário mínimo.

Nesta segunda (2), os cidadãos que recebem um salário mínimo e que possuem o 6 como final do número do benefício social, poderão pegar a quantia da antecipação. O dinheiro cai de forma automática na conta junto com os pagamentos tradicionais do saldo que eles já recebem normalmente. Não é necessário realizar nenhum tipo de solicitação.

Também nesta segunda-feira (2), o INSS começa a liberar a antecipação do 13º salário para as pessoas que recebem mais do que um salário mínimo de saldo e que possuem o número do benefício finais 1 e 6. Segundo o Instituto, o dinheiro está na conta desses indivíduos desde as primeiras horas desta manhã.

No decorrer desta semana, outros grupos poderão receber o dinheiro da antecipação do 13º salário para usuários do INSS. Observe abaixo nos calendários:

RECEBO UM SALÁRIO MÍNIMO
SEGUNDA (2) – Final do benefício 6
TERÇA (3) – Final do benefício 7
QUARTA (4) – Final do benefício 8
QUINTA (5) – Final do benefício 9
SEXTA (6) – Final do benefício 0

RECEBO MAIS DE UM SALÁRIO MÍNIMO
SEGUNDA (2) – Finais do benefício 1 e 6
TERÇA (3) – Finais do benefício 2 e 7
QUARTA (4) – Finais do benefício 3 e 8
QUINTA (5) – Finais do benefício 4 e 9
SEXTA (6) – Finais do benefício 5 e 0

Observe que os pagamentos consideram sempre o número final de cada benefício desconsiderando o numeral que aparece depois do dígito verificador.

Antecipação do 13º salário

Segundo as informações oficiais, os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do INSS começaram a receber o dinheiro da antecipação do 13º salário ainda no último dia 25 de março, ou seja, há exatamente uma semana.

Até a próxima sexta-feira (6), a expectativa do INSS é de que pouco mais de 31 milhões de brasileiros tenham recebido a primeira parcela de antecipação. A segunda rodada será paga entre os meses de maio e junho, sempre respeitando a data original dos repasses do benefício.

O presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto sobre a antecipação do 13º salário para este público no último mês de março. Peloo terceiro ano consecutivo o Governo Federal decide antecipar o depósito do saldo.

14º sem definição

Com a antecipação do 13º salário para este primeiro semestre, alguns usuários passaram a criar expectativas em torno de um 14º pagamento no final deste ano. No entanto, até aqui ainda não há definição sobre o tema.

No Congresso Nacional, existem alguns projetos que tentam pagar um novo complemento para os aposentados, pensionistas e outros beneficiários. Em caso de aprovação, eles poderiam receber 14 salários em 12 meses, sendo duas liberações extras por semestre.

Entretanto, nenhum projeto com este tema avançou no Congresso Nacional ainda. Embora os autores dos programas afirmem que iniciarão um movimento de pressão pela aprovação, ainda não existe qualquer garantia de que eles serão aprovados este ano. Por enquanto, apenas o 13º neste primeiro semestre é uma garantia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.