Auxílio Brasil: Ministério inicia processo de reanálise dos perfis

Pouco mais de 18,06 milhões de perfis do Auxílio Brasil estão sendo analisados. Bloqueios podem acontecer mais uma vez

Neste momento, o Ministério da Cidadania está colocando em prática o processo de análise das contas do Auxílio Brasil. O objetivo da pasta é entender se os usuários que fazem parte do benefício seguem obedecendo todas as regras de permanência no projeto. O processo pode resultar em alguns bloqueios de contas.

A prática de analisar mensalmente os perfis do Auxílio Brasil, nasceu ainda no ano passado, quando o Governo Federal iniciou os pagamentos da nova fase do Auxílio Emergencial. A ideia central era encontrar possíveis fraudes e diminuir os gastos públicos com pessoas que, em tese, não precisam do dinheiro.

A prática continua este ano com os repasses do Auxílio Brasil. Quando o Governo conclui um pagamento, o Ministério da Cidadania e Dataprev começam a analisar os dados dos usuários. Eles podem, por exemplo, comparar as informações presentes no Cadúnico com as que estão disponíveis em outros bancos de informações.

É importante lembrar que o Governo não analisa apenas os dados atualizados pelo próprio usuário no Cadúnico. Eles podem comparar as informações com as que estão disponíveis em plataformas como a do Ministério do Trabalho e até mesmo do Instituo Nacional do Seguro Social (INSS), por exemplo.

O cidadão não precisa realizar nenhum tipo de procedimento para que o seu perfil seja reanalisado. Segundo o próprio Ministério da Cidadania, o processo acontece de maneira automática, randomizada e automatizada. Portanto, há um sistema que tem a função de detectar as informações contidas em cada um dos cadastros.

Seguro-Defeso

Um dos pontos que mais costumam gerar dúvidas nos cidadãos é a questão do Seguro-defeso. O Ministério explica que o recebimento deste programa do INSS pode gerar uma suspensão temporária do Auxílio Brasil.

O Seguro-defeso é um programa que paga um saldo em dinheiro para os pescadores artesanais impedidos de pescar em determinados períodos de reprodução de algumas espécies de peixes.

Durante este período, ele recebe apenas o Seguro-defeso. A informação repassada pelo INSS também é analisada no pente fino do Ministério da Cidadania neste período de análise de dados.

Auxílio Brasil bloqueado

O cidadão que passa por um cancelamento ou mesmo bloqueio do Auxílio Brasil, ainda tem a chance de voltar a receber o dinheiro do programa. O primeiro passo é visitar o app oficial do benefício, que já está disponível para download nos sistemas Android e iOS.

Por lá, o cidadão pode conferir se o seu projeto foi realmente bloqueado. Além disso, ele receberá uma mensagem com a razão apresentada pelo Governo Federal para o bloqueio do programa. O Ministério também explica como o indivíduo pode proceder para voltar para a folha de pagamentos.

Geralmente, o cidadão precisa ir pessoalmente até um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), com alguns documentos para tentar recuperar o direito de receber o Auxílio Brasil nos meses seguintes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.