Presidente do INSS diz que instituto fará “as pazes com a população”

De acordo com Guilherme Gastaldello, objetivo do INSS em 2022 é “voltar a se aproximar da população do Brasil”

Se depender do novo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Guilherme Gastaldello, a autarquia se aproximará da população neste ano de 2022. Em entrevista nesta semana, ele disse que o objetivo central da sua gestão é fazer com que as pessoas “façam as pazes com o Instituto” até o final do ano.

“(O grande desafio) é a gente poder voltar a ter esse atendimento presencial nas nossas agências, voltar o atendimento para a população, fazer as pazes com a população, ter essa presença do INSS, de novo, como referência de bom atendimento à sociedade”, disse ele em entrevista para a jornalista Mônica Carvalho, da TV Globo.

O presidente do INSS disse isso ao reconhecer que existem muitas críticas em relação ao processo de andamento dos benefícios sociais do Instituto. Segundo relatos, há pessoas que esperam por respostas para as suas requisições há quase um ano. Em algumas situações, cidadãos não estão conseguindo receber nada, mesmo tendo direito ao dinheiro.

No final do último mês de março, o INSS publicou uma espécie de instrução normativa no Diário Oficial da União (DOU). O documento reúne 10 portarias que alteram algumas regras de análise dos pedidos de benefícios da autarquia. Na mesma entrevista, Guilherme garantiu que dará mais detalhes sobre o tema ainda nesta semana.

“A gente vai trazer essa instrução normativa até num modelo um pouco mais interativo para que as pessoas acessem e consultem, que tenham uma interpretação daquilo, um caso prático aplicado, um comparativo, como era antiga redação e como ficou agora”, diz o presidente na mesma entrevista para a TV Globo.

Momento causou polêmica

A entrevista dada pelo presidente do INSS causou polêmica. Isso porque Gastaldello foi interrompido pela sua assessora justamente no momento em que estava prestes a responder uma pergunta sobre o número de atendentes do Instituto.

A pergunta realizada pela jornalista Mônica Carvalho foi a seguinte: “É verdade ou possível que os analistas estejam decidindo mais rapidamente pelo indeferimento para desafogar o trabalho?”. No momento em que responderia a questão, a assessora interviu.

Ela disse apenas que o presidente não poderia responder a pergunta porque “estava com a agenda cheia”. A jornalista chegou a insistir, mas neste momento, o presidente do INSS se levantou e saiu da sala de entrevista. Veja no vídeo abaixo:

“INSS mais próximo da população”

A promessa de aproximar a população do INSS acontece justamente em um momento em que greves de servidores estão surgindo em diversas unidades da federação. Entre os pontos dos pedidos dos trabalhadores, está justamente a realização de novos concursos públicos pelo Governo Federal.

Os servidores afirmam que a fila de espera para novos benefícios só diminuirá no momento em que o número de trabalhadores do INSS subir. Assim, mais pessoas poderiam dar conta dos processos que chegam ao local.

O INSS não comentou o pedido, mas segue dizendo que vai, ao seu modo, conseguir acabar com a fila de espera para programas sociais até o final deste ano de 2022. A promessa foi elaborada desde o final do ano passado, quando o Ministro do Trabalho e Previdência ainda era o Onyx Lorenzoni.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.