Como identificar pessoas tóxicas no trabalho?

São diversos sinais que podem nos ajudar a identificar pessoas tóxicas no trabalho, e assim, criar relacionamentos mais adequados com elas. Esses sinais podem ser diferentes de pessoa para pessoa, de acordo com a personalidade de cada um.

Neste conteúdo, apresentamos 6 traços de personalidades tóxicas que podem ser identificadas no ambiente de trabalho. Acompanhe e saiba mais.

Como identificar pessoas tóxicas no trabalho?

Como dito acima, são muitos os sinais que podemos levar em conta para identificar pessoas tóxicas no trabalho. Abaixo listamos 6 dessas características e caberá a você fazer uma avaliação do seu ambiente de trabalho.

Lembre-se também de que uma pessoa tóxica não terá um único traço “fechado” de toxicidade. Cada pessoa possui inúmeras características pessoais, e pode ser que você veja um lado negativo na pessoa fofoqueira, ou um lado narcisista na preconceituosa, e assim por diante.

Da mesma maneira, considere os nossos apontamentos abaixo como algo amplo, e não como um diagnóstico para os seus colegas de trabalho. Este guia tem apenas o intuito de lhe ajudar a lidar melhor com situações difíceis, e não apontar defeitos nos outros, ok? 😉

Clarificado esses pontos, vejamos agora 7 tipos de pessoas tóxicas que podemos identificar no trabalho:

1- O colega é sempre negativo

Um colega de trabalho que é sempre negativo pode minar o ambiente de trabalho. Ele está sempre apontando as coisas ruins e os potenciais problemas no trabalho.

  • Como lidar? Busque ser sincero com ele, ou então, apenas ignore os comentários negativos. Vale também apontar o lado otimista da história, fazendo-o refletir.

2- Colega que está sempre fofocando

A fofoca no trabalho é um problema profundo, que machuca e traz malefícios para as relações interpessoais. Você tem um colega assim?

  • Como lidar? Ignore as fofocas e jamais passe-as adiante. Mostre desinteresse nas conversas sobre os outros e, se ainda assim o problema persistir, fale claramente que você não quer saber de fofoca.

3- Colega sempre irritado e descontando nos outros

Uma pessoa constantemente irritada e grosseira pode deixar qualquer ambiente tóxico.

  • Como lidar? Dialogue. Assim que a pessoa se acalmar, fale sobre as atitudes dela e dê um toque.

4- Pessoa que quer ter sempre a razão

Para identificar pessoas tóxicas no trabalho é necessário avaliar se há aquela que sempre quer ter a razão. Aquela que não aceita opinião alheia.

  • Como lidar? Faça movimentos democráticos com votação. Assim, mesmo que a pessoa não concorde com determinada ideia, é o poder do grupo que deve ser levado em conta.

5- Colega que absorve todos os créditos para si mesmo

Tem algum colega que não fala sobre o auxílio da equipe e pega todos os créditos?

  • Como lidar? Converse com ele, antes de qualquer coisa. Se não resolver, busque auxílio do líder.

6- Pessoa inconveniente que faz comentários sobre os outros

Tem algum colega que vive comentando sobre as ações dos outros, debochando e deixando todo mundo constrangido? Esse é um dos sinais para se identificar pessoas tóxicas no trabalho.

  • Como lidar? Fale abertamente sobre o que lhe deixou angustiado e constrangido. Sugira que as outras pessoas também dêem esse toque quando se sentirem desconfortáveis. Apenas lembre-se de fazer isso no privado, ok?

Esperamos que essas dicas lhe ajudem a lidar com um ambiente tóxico.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.