Como ignorar pessoas que te fazem mal no trabalho?

Você tem tentado ignorar pessoas que te fazem mal no trabalho, mas não tem conseguido sucesso nessa atitude? Inclusive, parece que quanto mais você ignora, pior a situação vai ficando?

Então leia este nosso conteúdo e veja os apontamentos que trouxemos nele. Esperamos lhe ajudar de alguma forma. Acompanhe-nos!

Como ignorar pessoas que te fazem mal no trabalho?

Saber ignorar pessoas que te fazem mal no trabalho não é fácil. Especialmente quando percebemos atitudes nocivas da outra pessoa, direcionadas a nós. E o pior é que tendemos a perder a razão, a partir do momento que nos rebaixamos e agimos da mesma maneira que o outro.

Mas então, o que deve ser feito? Como se relacionar com uma pessoa que tenta nos fazer mal? Veja algumas considerações:

1- Tente manter a compostura e não se rebaixe

O primeiro ponto é o mais importante das relações interpessoais no trabalho: não se rebaixe. Cuidado para não perder a razão!

Assim sendo, evite perder a compostura e agir como a outra pessoa. Procure manter o mesmo tom de voz, firme e sem aumentá-lo. Também não ofenda a outra pessoa e tampouco parta para a ignorância.

Seja uma pessoa tranquila, equilibrada e desarme a outra pessoa com a sua cordialidade e calma.

2- Apenas ignorar pode não ser interessante

Sabemos que a sua dúvida inicial era como ignorar pessoas que te fazem mal no trabalho. Mas a verdade é que apenas ignorar, deixando a pessoa de lado, pode não ser uma boa ideia.

Isso porque o sujeito ignorado pode se sentir muito maltratado e injustiçado, partindo para novas atitudes tóxicas sobre você, como até mesmo a sabotagem. Portanto, prefira manter uma atmosfera mais equilibrada possível, e não tente apenas fingir que nada está acontecendo.

3- Tente uma conversa franca e sincera

Sim, conversar e dialogar pode ajudar. Isso porque, muitas vezes, a pessoa pode estar tendo atitudes nocivas e nem se dá conta disso. Quem sabe uma conversa tranquila, sincera e leve não é capaz de ajudar nessa situação?

4- Não fique confrontando

Da mesma forma que aumentar o tom de voz ou “xingar” não vai ajudar na hora de tentar ignorar pessoas que te fazem mal no trabalho, ficar confrontando também não.

É claro que você não deve aceitar tudo o que o outro está dizendo, com medo de confrontá-lo, mas busque sempre apontar soluções quando o clima já tiver esfriado. Conversar com a cabeça quente e confrontar dessa forma não é saudável.

5- Busque ajuda do seu líder

Você tem percebido que a situação permanece estagnada, ou está saindo do controle? Busque ajuda do seu líder. Seja sincero sobre a situação e peça algum apontamento.

6- Cuide da sua parte e reduza o relacionamento ao mínimo

Faça a sua parte no trabalho. Foque no que precisa ser feito e reduza o relacionamento com a pessoa que te faz mal. Converse com ela apenas sobre o trabalho e apenas quando necessário. Isso poderá criar um distanciamento entre vocês, que lhe deixe mais confortável e menos afetado. Considere isso. 😉

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