Cadúnico não serve apenas para o Auxílio Brasil. Entenda

Quem tem inscrição ativa no Cadúnico tem chance de entrar em uma série de programas sociais, além do Auxílio Brasil

As últimas semanas não foram nada tranquilas para as pessoas que visitaram uma das sedes de um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). É que está acontecendo uma alta procura por ajuda nesses locais. Várias dessas pessoas estão querendo uma chance de entrar no novo Auxílio Brasil do Governo Federal.

É que, de acordo com o Ministério da Cidadania, não há um processo de inscrição para a entrada neste programa. Quem quiser ter uma chance de entrar, vai precisar fazer uma inscrição no Cadúnico e esperar pelo resultado do processo de escolha do Governo Federal. Pelo menos é isso o que se sabe.

O que pouca gente sabe, na verdade, é que essa inscrição no Cadúnico é muito importante para além dos pagamentos do Auxílio Brasil. É que de acordo com as informações oficiais, essa lista do Governo Federal acaba levando as pessoas a receberem ou pelo menos se candidatarem para outros programas sociais.

No Auxílio Emergencial, por exemplo, o Governo acabou selecionando uma série de pessoas apenas pela inscrição no Cadúnico. O mesmo valia também para a entrada no Bolsa Família. Quem não estava com o perfil atualizado não conseguia entrar nesse benefício. Era isso o que as regras diziam.

E o Cadúnico é importante não apenas para os interessados em programas do Governo Federal. De acordo com informações oficiais, vários benefícios sociais que estão sendo pagos por estados e municípios neste momento, estão escolhendo os seus usuários através do Cadúnico. Então a lista virou uma espécie de grande plataforma de vulneráveis do país.

vale-gás

O vale-gás do Governo Federal, por exemplo, é um desses casos que estamos trazendo aqui. De acordo com o Ministério da Cidadania, quem quiser pegar esse dinheiro terá que estar dentro do Cadúnico.

Pessoas que não estão nesta lista nem serão consideradas para receber esse benefício. Pelo menos é isso o que se sabe até aqui. Vai ser por essa lista que o governo vai selecionar cerca de 5,5 milhões de brasileiros para o primeiro pagamento, que deve acontecer ainda em dezembro.

Como entrar no Cadúnico

Para entrar no Cadúnico, o cidadão precisa entrar em contato com a prefeitura da sua cidade. Isso porque a gestão desta lista acontece a partir dos governos municipais. Então são eles que irão dar o passo a passo de entrada para essas pessoas.

Logo depois de entrar no Cadúnico, o cidadão vai receber uma espécie de sequência numérica. É o famoso Número de Inscrição Social (NIS). Ele é importante para que o cidadão se identifique como uma pessoa em vulnerabilidade social.

Importante falar a verdade

Ao entrar para o Cadúnico, o cidadão precisa ter consciência de inserir apenas dados verdadeiros. Caso contrário, ele vai acabar tendo que responder pelo crime de mentir em um documento oficial de estado.

Além desse cuidado, o cidadão também que atualizar as informações desta lista sempre que for necessário. Então qualquer mudança na estrutura familiar precisa ser reportada o quanto antes para evitar maiores dores de cabeça, inclusive com projetos sociais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.