Realizei minha inscrição no Cadúnico. Qual é o próximo passo agora?

Com a chegada do Auxílio Brasil, muita gente está indo se inscrever no Cadúnico. É a única forma de entrar no programa

O Governo Federal está seguindo nesta semana com os pagamentos do Auxílio Brasil. De acordo com o Ministério da Cidadania, neste momento o programa está indo apenas para as pessoas que faziam parte do Bolsa Família. Mas a partir de janeiro de 2022, eles deverão selecionar mais indivíduos que fazem parte do Cadúnico.

E por causa dessa regra, milhares de pessoas estão procurando as Prefeituras das suas cidades para tentar entrar nesta lista do Governo Federal. O que nem todo mundo sabe é que é preciso seguir uma série de etapas para confirmar essa inscrição. Então, mesmo depois de realizar o processo, é importante seguir alguns passos.

Logo depois do cadastro inicial, o cidadão precisa participar de uma entrevista com um funcionário da Prefeitura, onde o próprio governo municipal irá marcar esse momento. Se eles não fizerem isso, é importante cobrar. Nessa conversa, o entrevistador fará uma série de perguntas sobre os componentes da família em questão.

Depois disso, o sistema do Governo Federal vai fazer uma espécie de varredura. Ele vai verificar se a sua família tem um Número de Inscrição Social (NIS). Considerando que não tenha, eles irão criar um automaticamente. De acordo com as regras, apenas uma pessoa vai receber esse dado e será  justamente a integrante que fez a inscrição.

O cidadão pode acompanhar a situação do seu perfil no app do Meu Cadúnico. Por lá, dará para saber qual será o seu Número de Inscrição Social (NIS) em caso de aprovação do cadastro. Além disso, pode-se também checar essas informações através do app oficial do Auxílio Brasil, que acabou de ser lançado.

Quem pode se inscrever no Cadúnico?

De acordo com as informações oficias, nem todo mundo pode se inscrever no Cadúnico. Aqui são os casos das pessoas que possuem esse direito:

  • Famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoas
  • Famílias com renda mensal total de até três salários mínimos
  • Pessoas que moram sozinha
  • Famílias com renda maior que três salários mínimos
  • Pessoas que vivem em situação de rua sozinhas ou com a família

Um detalhe que é preciso ficar claro é que essa inscrição no Cadúnico não garante os pagamentos do Auxílio Brasil. Quem está nesta lista apenas passa a ter uma chance de entrar no novo benefício do Governo Federal.

Posso me cadastrar pela internet?

Não. De acordo com as informações do próprio Ministério da Cidadania, não é possível se inscrever no Cadúnico através da internet. O processo de entrada nesta lista acontece sempre de acordo com as diretrizes da Prefeitura da sua cidade.

Mas em todos os casos, é preciso fazer isso de forma presencial. Na grande maioria dos municípios é preciso ir até um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) para conseguir fazer esse ingresso.

Quais documentos preciso levar?

Quem deve fazer a inscrição é sempre uma pessoa por família. É como se fosse um representante. De acordo com o Governo Federal, a preferência é que esse indivíduo seja uma mulher, mas homens também podem fazer isso. Veja a lista de documentos que esse cidadão precisa levar no momento da inscrição.

  • CPF;
  • Título de Eleitor;
  • Certidão de nascimento;
  • Certidão de casamento;
  • Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI) para os indígenas;
  • Carteira de Identidade;
  • Carteira de trabalho.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.