Auxílio Brasil: estou na fila do Cadúnico, quando vou poder receber?

Pessoas que estão na fila do Cadúnico querem saber quando irão começar a receber o dinheiro do Auxílio Brasil

O Governo Federal já começou os pagamentos do seu Auxílio Brasil. Na verdade, esses repasses começaram desde o último mês de novembro e o projeto já está passando agora pela sua segunda liberação. Hoje, de acordo com o Ministério da Cidadania, cerca de 14,5 milhões de brasileiros estão recebendo o benefício.

Esse número não engloba todo mundo que realmente tem direito ao programa. Pelo que se sabe até aqui, muita gente que entrou para o Cadúnico nas últimas semanas ainda não conseguiu receber os primeiros pagamentos. Essas pessoas querem saber quando é que elas irão poder pegar essa quantia.

A questão é que não há uma resposta para isso. Acontece que o Governo Federal não divulga a ordem de entrada dos usuários que estão esperando para fazer parte do Auxílio Brasil. Então tudo pode acontecer a partir do próximo ano. Alguns irão entrar já em janeiro e outros terão que esperar mais um tempo.

O Governo Federal vem dizendo há meses que vai inserir mais gente neste programa social. A promessa da vez é que eles irão fazer isso já neste mês de janeiro. Pelo que se sabe, serão pouco mais de 2 milhões de entradas simultâneas. Então aí nesse meio vai ter muita gente que faz parte da fila de espera.

Acontece, no entanto, que isso não é suficiente para atender todo mundo. Então do mesmo jeito que uma parcela vai conseguir entrar em janeiro, a outra não vai conseguir. E é por isso que não dá para saber em qual grupo você vai estar. Vai ser necessário esperar para saber o que o Planalto vai decidir.

Qual o tamanho dessa fila?

Ainda não se sabe ao certo qual é o tamanho dessa fila de espera. O Ministério da Cidadania fala em 1 milhão de pessoas. O Consórcio Nordeste usa dados mais recentes para dizer que já são mais de 2,4 milhões.

Acontece, no entanto, que nenhum desses levantamentos está levando em consideração os últimos acontecimentos. Nas últimas semanas, muita gente foi ao Cadúnico para tentar entrar no benefício. Então essa fila pode estar ainda maior.

Promessa de acabar

Em entrevista recente, o Ministro da Cidadania, João Roma, disse que o Governo Federal vai acabar com a fila de espera ainda neste ano. De acordo com ele, cerca de 2 milhões de pessoas irão entrar no benefício em questão.

Acontece, no entanto, que mesmo que esses indivíduos entrem agora, elas só poderiam receber o dinheiro do benefício no próximo ano. Isso porque sabe-se que este ano não há mais tempo hábil para os pagamentos.

MP do Auxílio

Recentemente, a Câmara dos Deputados aprovou a Medida Provisória (MP) que trata justamente do Auxílio Brasil. Nesse texto, ficou decidido que o Governo Federal seria obrigado a impedir a formação dessas filas.

Só que quando esse texto chegou no Senado, os senadores mudaram o dispositivo e agora o Governo Federal não tem mais essa obrigação. Dessa forma, mesmo que eles acabem com essa fila em dezembro ela vai poder voltar a se formar normalmente no próximo ano.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.