As finanças sustentáveis e as melhorias contínuas na gestão do Banco Central

As ações de finanças sustentáveis fazem parte das melhorias contínuas na gestão do Banco Central do Brasil. Saiba mais informações!

De acordo com divulgação realizada pelo Banco Central do Brasil (BCB) na data desta publicação, 18 de maio de 2022, a prestação de informações aos mercados financeiros permitirá uma melhor precificação dos ativos.

Banco Central: a precificação dos ativos e a concessão de incentivos adicionais

Conforme destaca o Banco Central do Brasil (BCB), na área de políticas públicas, o Bureau permitirá que os formuladores de políticas também possam usar as informações cadastrais para conceder incentivos adicionais para projetos rurais sustentáveis.

As finanças sustentáveis e as melhorias contínuas da gestão do Banco Central

O Banco Central do Brasil (BCB) enfatiza que o objetivo de sua agenda é criar as condições para o desenvolvimento de finanças sustentáveis no SFN visando:

  • Melhores práticas internacionais relacionadas a finanças sustentáveis;
  • Maior disponibilidade de recursos do sistema financeiro para empreendimentos sustentáveis; 
  • Melhor gerenciamento dos riscos sociais, ambientais e climáticos.
  • O enfrentamento dos desafios sociais, ambientais e climáticos são diversos, sendo desafios que requerem ações e acompanhamentos.

A organização do Congresso Mercado Global de Carbono – Descarbonização e Investimentos Verdes por parte do Banco Central do Brasil (BCB), juntamente com a Petrobras, é uma relevante ação no que tange à sustentabilidade na economia.

O fluxo da economia

É importante para o cidadão buscar informações oficiais para que possa acompanhar o fluxo da economia e entender os diversos fatores que impactam o setor.

O Banco Central do Brasil (BCB) é uma relevante fonte de informações oficiais para as pessoas físicas e jurídicas, haja vista que através de dados oficiais e notas à imprensa, o Banco Central do Brasil (BCB) atualiza de forma constante suas ações e resultados.

A oscilação do mercado impacta a inflação

A inflação é oriunda de diversos aspectos. Por isso, o acompanhamento das informações oficiais pode ser bastante relevante para o cidadão acompanhar o fluxo de oferta e demanda, considerando que tais informações impactam diretamente o valor dos itens básicos de consumo.

A retomada econômica global 

Além disso, é possível entender as ações e parcerias internacionais feitas para alavancar a economia, principalmente no que tange à retomada econômica após o período de intensa crise financeira causada pela pandemia oriunda do novo coronavírus.

Sendo assim, a sustentabilidade é mais uma vertente trabalhada pelo Banco Central do Brasil (BCB) na atualização de suas ações e do fluxo de informações necessárias para lidar com a volatilidade do mercado no momento atual, considerando os impactos ambientais e a necessidade de atualizações constantes na era digital no setor financeiro, econômico e de investimentos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.