Economia conceitual para leigos

Veja os principais conceitos da economia e entenda melhor o fluxo de oferta e demanda, bem como, os agentes econômicos. Confira os detalhes!

Economia como um conceito

Existem vários conceitos que definem a economia, porém, um dos conceitos mais aceitos sobre a definição de economia, é o conceito de Lionel Charles Robbins, Barão Robbins (1898 – 1984), que definiu que  “A economia é a ciência que estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação existente entre as ilimitadas necessidades a satisfazer e os recursos que, embora escassos, se prestam a usos alternativos.” 

O que são os agentes econômicos 

 Por definição, agente econômico é toda e qualquer entidade que exerce alguma influência na economia, seja de forma direta ou indireta. 

Assim sendo, em uma economia capitalista, os agentes econômicos são: famílias, empresas, mercado, Estado e o mundo. Nenhum agente econômico consegue se desenvolver sozinho, por isso, todos os agentes econômicos interagem entre si em uma relação de interdependência, apesar de suas diferentes funções.

Divisões da economia – micro e macro

microeconomia

A Microeconomia é uma divisão da economia, sendo assim, é a área que estuda o comportamento do econômico de cada grupo ou setor individualmente. 

Sendo assim, é o estudo que analisa o comportamento de consumo das famílias, empresas, etc.

Macroeconomia

Por outro lado, a macroeconomia é um ramo da economia que mede por meios estatísticos, observa e tira conclusões em larga escala sobre fenômenos econômicos.

Podemos dizer que a macroeconomia permite analisar relações entre elementos de forma nacional e/ou global. Ou seja, a macroeconomia é a origem de taxas referentes a fome global, média de renda, taxas de juros, nível de desemprego, inadimplência etc. 

Oferta e demanda 

A oferta e a demanda é o que direciona o fluxo da economia. Sendo assim, de forma sucinta, a oferta é a quantidade de um produto ou serviço disponível para compra, ou seja, o quanto pode ser ofertado ao consumidor. 

Por outro lado, a demanda, se refere a quantidade de produtos ou serviços que os consumidores estão dispostos a comprar. Sendo assim, se refere a procura por um produto ou serviço.

Qual é a lei da oferta e da procura?

A lei da procura se refere a afirmação de que quanto maior for o preço de um bem ou serviço, menor será sua demanda.

Sendo assim, os bens que com maior custo não são vendidos em grandes quantidades. Por outro lado, se o preço diminui, a demanda cresce.

Por isso, a economia precisa equilibrar o consumo entre a oferta e a demanda. Certamente, é fundamental que você faça o planejamento de suas finanças pessoais para direcionar o seu consumo de forma que analise o mercado para comprar produtos com melhores preços, através da lei da oferta e da procura.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.