Vale Gás nacional: veja como vai acontecer a inscrição

A medida visa atender a população vulnerável socialmente com um abono equivalente a 50% do valor médio nacional do botijão de gás de 13kg.

Com a sanção do Projeto de Lei que cria o Vale Gás no início desta semana, milhares de cidadãos começaram a buscar informações sobre as inscrições do novo benefício. A medida visa atender a população vulnerável socialmente com um abono equivalente a 50% do valor médio nacional do botijão de gás de 13kg.

Veja também: Auxílio Gás para todo o país é confirmado! Veja quem pode receber e o valor

O benefício será repassado a cada dois meses, ou seja, de forma bimestral. A intenção é apoiar as pessoas de baixa renda diante a alta nos preços do produto, que passou dos 30% desde o início deste ano.

Vale ressaltar que o valor do benefício do Vale Gás não será fixo, uma vez que será sempre calculado conforme o preço médio do item no mercado. Todavia, segundo o texto do projeto, o beneficiário poderá receber mais que a metade do preço médio do item, mas nunca menos.

Inscrição para o Vale Gás

Segundo as informações divulgadas até o momento, o Governo Federal ainda não anunciou um site oficial ou link para as inscrições. Entretanto, é possível que a equipe da Cidadania utilize os dados do CadÚnico para selecionar os contemplados.

Isso porque, o benefício será liberado apenas para as famílias que já são inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) ou que tenham entre seus membros algum segurado do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Desta forma, a contemplação será automática.

Portanto, o Governo utilizará a base de dados dos programas para decidir quem terá direito ao Vale Gás. Todavia, ainda não se sabe quando essa triagem vai acontecer, mas os congressistas têm até 60 dias para regulamentar os pagamentos do benefício.

Vale gás da Petrobras

Vale lembrar que esse Auxílio que passou pelas aprovações no Congresso Nacional não é o mesmo benefício que pode ser pago pela Petrobras. Para quem não lembra, a estatal anunciou o envio de R$ 300 milhões para os cofres do Governo Federal.

A ideia da estatal é fazer com que o Palácio do Planalto use esse dinheiro para pagar um vale gás para a população mais pobre. Durante algum tempo se imaginou que essa quantia poderia vir dentro do novo Bolsa Família.

Só que o fato é que isso não vai acontecer. De acordo com as informações de bastidores, ainda não dá para saber quantas pessoas poderiam receber esse benefício e nem quanto cada uma poderia ganhar com ele.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.