Quem está na fila do Bolsa Família vai poder receber Auxílio Brasil?

Nas redes sociais, muita gente está em dúvida sobre a situação dos pagamentos do Auxílio Brasil para quem estava na fila do Bolsa Família

Você certamente já ouviu falar do termo “fila do Bolsa Família”. Se não sabe o que significa, a gente explica. Essa é uma espécie de lista de espera formada por brasileiros que possuem o direito de ganhar o dinheiro do programa, já foram aprovados pelo Ministério da Cidadania e mesmo assim não estão recebendo nada.

Como o próprio nome já diz, eles estão esperando para que se abram novas vagas do programa e assim eles possam entrar. De acordo com dados do Consórcio Nordeste, estima-se que cerca de 2 milhões de pessoas estejam neste momento nesta situação. Agora, com a chegada do Auxílio Brasil, as dúvidas crescem.

Nas redes sociais, muita gente está perguntando se essas pessoas que estão na fila do Bolsa Família poderão entrar no Auxílio Brasil. A má notícia para esses brasileiros é que ainda não dá para saber essa resposta. Isso porque tudo vai depender da aprovação da PEC dos Precatórios no Congresso Nacional.

Em tese, o que se sabe é que os brasileiros que estão na fila de espera poderão entrar no Auxílio Brasil. Não só isso. Eles ganharão prioridade nesta seleção. Isso porque se entende que eles estão esperando por essas vagas já há algum tempo. De qualquer forma, é preciso esperar pela PEC dos Precatórios.

Esse texto já passou pela aprovação da Câmara dos Deputados e agora está em tramitação no Senado Federal. A expectativa é que a votação aconteça já a partir da próxima semana. De acordo com o Ministério da Economia, a aprovação desse texto pode abrir espaço dentro do teto de gastos para 2022.

E se não aprovar a PEC?

Caso a PEC dos Precatórios não passe pela aprovação do Senado, a situação muda um pouco de figura. Isso porque, de acordo com o próprio Governo Federal, não vai ser mais possível encontrar espaço no teto de gastos se isso acontecer.

E isso teria impacto direto nas pessoas que estão nesta fila. Não é que elas não poderão mais entrar no benefício. É que boa parte delas vai seguir entrando em um ritmo muito lento. Algumas ainda teriam que esperar por meses.

De acordo com informações de bastidores, membros do Governo Federal estão analisando a possibilidade de publicar uma Medida Provisória (MP) para tentar inserir essas pessoas sem a necessidade de apoio do Congresso Nacional.

Fila no Auxílio Brasil pode ser banida

Em entrevista nesta terça-feira (23), o relator da MP que cria o Auxílio Brasil, Deputado Marcelo Aro (PP-MG), deu mais detalhes sobre o texto. Em entrevista para o jornal O Estado de São Paulo, ele disse que realizou algumas alterações no programa.

Uma delas tem justamente relação com a fila do benefício. De acordo com ele, vai existir uma espécie de trecho que exige que essas listas de espera não existam mais. A ideia é inserir todo mundo que tem direito o tempo inteiro.

Essa ideia também não agrada o Governo Federal. Sobretudo os membros do Ministério da Economia acreditam que isso poderia ser um problema em momentos de orçamento apertado. De qualquer forma, ainda não dá para saber o que vai acontecer de fato.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.