Vale-gás nacional: como saber se vou ser selecionado para novo programa

Muita gente quer saber como vai ser possível identificar se vai receber o dinheiro do vale-gás nacional que começa em dezembro

O Governo Federal deve começar nesta segunda-feira (27) os pagamentos do vale-gás nacional. Só que mesmo faltando algumas poucas horas para o início dos repasses, muita gente ainda não sabe se vai poder receber esse benefício. O Planalto, no entanto, já definiu como vai informar isso aos cidadãos.

Pelo que se sabe até aqui, o Governo Federal vai fazer o lançamento desse projeto nos apps oficiais do Caixa Tem e também no do Auxílio Brasil. Por lá, o cidadão vai poder saber quando e se ele vai receber o vale-gás nacional. Não é preciso fazer nenhum tipo de solicitação. A indicação do recebimento vai chegar por lá.

Mas não adianta ir correndo agora para abrir esses apps. Neste primeiro momento, o Palácio do Planalto está prestes a dar essa informação apenas para os cerca de 100 mil brasileiros que devem começar a receber o benefício nesta segunda-feira (27). São pessoas que moram em áreas atingidas pela chuva na Bahia e em Minas Gerais.

Todos os outros 5,4 milhões de possíveis beneficiários só poderão receber o benefício a partir do próximo mês de janeiro. De acordo com o Governo Federal, esse repasse vai ser feito para essas pessoas em forma de pagamento retroativo. Isso porque se entende que todas elas deveriam receber o montante agora em dezembro.

Com toda essa história, o que dá para saber mesmo é que o projeto só vai ser normalizado mesmo a partir do próximo do próximo mês de fevereiro. Antes disso, os grupos serão divididos com uma parte recebendo agora em dezembro e outra recebendo em fevereiro. Pelo menos é isso o que o Ministério da Cidadania está dizendo.

Não há nada no meu app

Imagine que você vá agora no seu app e veja que não há nenhum lançamento de vale-gás para o próximo mês de janeiro. Isso não quer dizer que você não vai receber o dinheiro do programa. Como dito, é preciso ter calma neste momento.

Pelo que se sabe, o Governo não vai pagar o benefício para todo mundo em dezembro porque não deu tempo de analisar os dados de todas as pessoas. Então é preciso esperar mais um pouco por essa seleção.

E se eu não for selecionado?

Mas é preciso ter em mente que a chance de ser selecionado não é muito grande. Pelo que se sabe até aqui, dos 17 milhões de usuários do Auxílio Brasil, apenas cerca de 5 milhões irão poder pegar o dinheiro de fato.

Quem não conseguir entrar nessa primeira leva de escolhidos poderá entrar nos meses seguintes. Tomando como base o orçamento do Governo para 2022, é provável que eles aumentem o número de usuários do programa nos meses seguintes ao seu lançamento.

Preciso me inscrever para o vale-gás?

Não. Não é preciso se inscrever em nenhum lugar para receber o vale-gás nacional. O Governo Federal deverá analisar os dados já existentes no Cadúnico para escolher quem são os 5,5 milhões de usuários do benefício.

Nesse sentido, o cidadão que quer entrar no programa precisa se preocupar apenas com o seu Cadúnico. É importante ter as informações atualizadas e verdadeiras nesse cadastro. Caso contrário, ele pode acabar perdendo o pagamento por inconsistência de dados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.