Entrevista de emprego: a postura do candidato e a construção da sua narrativa

A postura do candidato e a construção da sua narrativa são fundamentais durante a entrevista de emprego. Confira algumas dicas!

O candidato precisa se posicionar assertivamente para que aumente suas chances de sucesso durante uma entrevista de emprego. Dessa forma, poderá direcionar a sua trajetória profissional de forma eficiente.

Entrevista de emprego: a postura do candidato e a construção da sua narrativa

Por isso, é importante que se atente a alguns pontos no que diz respeito a sua postura corporal, juntamente com a construção da sua narrativa. Muitos candidatos ficam aquém do seu potencial durante uma entrevista de emprego, pois não conseguem transmitir uma mensagem positiva por meio de fatores diretos e indiretos.

Direcione suas competências e habilidades

É comum que os candidatos se sintam pressionados mediante uma situação de avaliação. Entretanto, quando você, na condição de candidato, não consegue manifestar positivamente suas competências e habilidades, você perde a oportunidade de explorar os pontos relevantes do seu currículo.

Por isso, é importante que conceitue a entrevista de emprego como uma apresentação pessoal e não como um julgamento. Pois, apenas modificar esse conceito, já pode diminuir consideravelmente o seu nível de ansiedade.

Fatores diretos e indiretos 

É relevante que conceitue que todos os seus gestos e os fatos narrados são fatores que corroboram uma mensagem transmitida para o profissional de recrutamento e seleção. Sendo assim, tenha uma postura aberta e participativa; não deixe os braços cruzados; fale pausadamente; evite gesticular em excesso etc.

Além disso, também é relevante que o candidato construa uma narrativa focada e direcionada. Para isso, analise o seu próprio currículo e veja quais foram os seus pontos positivos e suas contribuições em seus empregos anteriores. Certamente, essa pequena análise pode ser de grande valia para que você leve para entrevista de emprego situações concretas que corroborem suas competências.

Connheça seus pontos fracos e apresente soluções

Além disso, também é importante que você conheça os seus pontos fracos. Porém, apresente soluções para contorná-los. Por exemplo, você pode informar que se identifica como uma pessoa tímida, porém, deseja fazer um curso de teatro. Visto que você tem conhecimento de como a comunicação é um fator relevante na vida profissional.

Evite um comportamento autossabotador

Por isso, você deve buscar por fatos concretos que permitam que o profissional de recrutamento e seleção possa te conhecer melhor. Dessa forma, você evita um comportamento autossabotador e não fica aquém do seu potencial. Visto que, muitas vezes, um bom candidato não se mostra e perde uma oportunidade que poderia gerar uma troca recíproca e crescimento para todos os envolvidos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.