Vale-gás: estou no Cadúnico, vou receber vale-gás este ano?

Algumas pessoas que estão dentro do Cadúnico querem saber se irão receber o vale-gás ainda neste ano de 2021

O ano de 2021 entrou na sua última semana, mas o Governo Federal ainda não acabou com os repasses dos seus programas sociais. Nesta segunda-feira (27), por exemplo, eles começaram os pagamentos do vale-gás nacional para cerca de 100 mil pessoas que moram nos estados da Bahia e de Minas Gerais.

E mesmo depois do início desses repasses, muita gente ainda tem dúvidas sobre essa situação. Quem encontra-se no Cadúnico está querendo saber se eles ainda poderão receber esse benefício esse ano. Ainda há tempo? A resposta na verdade depende do lugar em que você está morando neste momento.

Se você está no Cadúnico e mora em uma das mais de 100 cidades atingidas pelas fortes chuvas na Bahia e em Minas Gerais, há sim uma chance. Se você está neste grupo é importante prestar atenção no app oficial do Caixa Tem e também o do Auxílio. O Governo vai avisar sobre os pagamentos através destes meios.

Mas se você não mora em nenhuma dessas regiões, então é importante saber logo que você não vai receber o vale-gás nacional este ano. Vai ser preciso esperar até o final de janeiro para ter uma chance de receber esse benefício. Nem mesmo a inscrição no Cadúnico pode garantir isso.

De acordo com o próprio Governo Federal, a grande maioria das pessoas vai começar a receber o vale-gás mesmo a partir do dia 18 de janeiro. Estamos falando aqui de 5,4 milhões dos 5,5 milhões de usuários do programa em questão, segundo o Ministério da Cidadania.

Atenção para as regiões

Quando se diz que o vale-gás está chegando apenas para os moradores da Bahia e de Minas Gerais, é preciso ter cuidado com essa informação. É que não são todas as pessoas desses estados que irão poder receber.

O Ministério da Cidadania divulgou uma lista com os nomes das mais de 100 cidades que foram atingidas pelas fortes chuvas e que precisam dessa ajuda com mais urgência. Essa lista está disponível neste link.

Nem todo mundo vai receber vale-gás

Mas mesmo a partir de janeiro é bom lembrar que não tem vaga para todo mundo no vale-gás nacional. Por meio de um decreto, o Governo Federal acabou diminuindo o alcance do projeto de 24 milhões para 5,5 milhões de pessoas.

Com esses números, já se sabe que não vai dar para atender todo mundo que está no Auxílio Brasil, sendo também pouco provável que o programa atenda os usuários que estão fora desse benefício.

Mas o Cadúnico é importante?

Sim. Mesmo que o Cadúnico não faça muita diferença no recebimento do vale-gás neste mês de dezembro, ele segue sendo imprescindível. Para o próximo ano, só vai receber o dinheiro quem estiver nesta lista.

Vale lembrar ainda que o Cadúnico é importante não apenas para o vale-gás nacional. Vários programas sociais de cunho federal e estadual também exigem a presença nessa lista para a entrada nos recebimentos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.