Em quais momentos é preciso atualizar os dados do Cadúnico?

Muita gente não sabe ao certo quais são os momentos em que é importante atualizar os dados do Cadúnico do Governo Federal

O Governo Federal está pronto para pagar uma série de programas sociais neste ano de 2022. Além do Auxílio Brasil, há também o vale-gás nacional. Para entrar nesses projetos, não é preciso fazer nenhum tipo de inscrição. Basta manter o Cadúnico atualizado para seguir tendo uma chance de receber o dinheiro.

E o Cadúnico é justamente o que está causando uma série de dúvidas na cabeça das pessoas. Afinal de contas, quando é que é preciso atualizar esse cadastro? De acordo com as regras do Governo Federal, em tese, é preciso fazer essa atualização sempre em um período máximo de 24 meses, ou seja, de dois anos.

Para quem faz parte do Auxílio Brasil, é recomendável fazer isso em um período de tempo mais curto, que no caso é de um ano. Mas em regra geral, o Governo afirma que é preciso prestar atenção e atualizar esses dados sempre que algum acontecimento mexer com a estrutura da família. Essa é a melhor dica para seguir.

Se alguém na sua família nasceu ou morreu, isso precisa constar na atualização urgentemente. Isso porque a simples saída ou entrada de um novo integrante mexe na conta da renda per capita. E isso influencia no recebimento de benefícios.

Pessoas que se mudam para outro endereço também precisam informar essa mudança no Cadúnico. Esse é um caso importante porque muitas vezes o Governo Federal precisa enviar avisos. E eles enviam essas mensagens para o endereço do cadastro. Quem se mudou e não atualizou as informações pode ficar sem esses dados.

Mudança de escola

Pouca gente sabe, mas outra informação que precisa sempre ser atualizada no Cadúnico é a questão da escola dos filhos. Então se a criança mudou de instituição de ensino, esse dado precisa estar atualizado nessa lista.

Esse, aliás, é um dos pontos mais importantes em toda essa história. Isso porque o Governo leva muito em consideração a situação desses menores de idade. Em alguns casos, isso pode acabar sendo decisivo até mesmo para o recebimento ou não dos programas sociais.

Mudança na renda

Outro ponto muito importante é a questão da mudança de renda. Isso é fundamental para descobrir qual é o ganho per capita dessa família em questão. Então se alguém perdeu o emprego, isso precisa ser dito no Cadúnico.

Alguém passou a trabalhar e a ganhar um salário fixo? Isso também precisa ser dito. Pelo menos é isso o que dizem as regras gerais do Cadúnico. São informações que acabam sendo decisivas para essas pessoas.

Além do Auxílio Brasil

Mas vale sempre lembrar que o Cadúnico não é uma ferramenta que serve apenas para o Auxílio Brasil. Estar dentro desta lista ajuda o cidadão em situação de vulnerabilidade a encontrar vários projetos sociais.

Além do Auxílio Brasil, aliás, o Governo Federal pretende começar a pagar o vale-gás nacional. E ainda existe uma série de auxílios sociais de governos estaduais e municipais que também usam os dados do Cadúnico para fazer essas escolhas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.