Vale-gás: não moro na Bahia e nem em MG. Recebo ainda este ano?

De acordo com o Governo Federal, pagamentos do vale-gás começaram, mas apenas moradores de dois estados podem receber

O Governo Federal está começando nesta segunda-feira (27) os pagamentos do vale-gás nacional. De acordo com as informações oficiais, o benefício em questão vai pagar R$ 52 por pessoa. O objetivo é mesmo ajudar esses brasileiros na compra de pelo menos metade de um botijão de 13kg. É o que se sabe.

Mas ainda é preciso ter calma com essas informações. É que neste mês de dezembro, os pagamentos do novo benefício ainda estão indo para um grupo reduzido de pessoas. De acordo com o próprio Ministério da Cidadania, que é a pasta que responde pelos repasses, apenas usuários da Bahia e de Minas Gerais estão podendo receber.

Isso porque se sabe que várias cidades desses dois estados vizinhos estão sofrendo muito para conseguir passar pelas fortes chuvas que estão assolando a região nas últimas semanas. Só na Bahia, por exemplo, estima-se que 18 pessoas tenham morrido em decorrência de fatos ocasionados pela forte chuva.

E quem não mora nem na Bahia e nem em Minas Gerais vai conseguir receber o vale-gás ainda este ano? Pelo que se sabe até aqui, o mais provável é que as pessoas que não moram nas áreas afetadas pela chuva só comecem a receber o benefício a partir do próximo mês de janeiro.

Já há, aliás, até mesmo uma data para isso. Eles querem começar os pagamentos desse vale-gás entre os dias 18 e 30 de janeiro. Assim, eles poderiam acabar seguindo o mesmo calendário de liberações do Auxílio Brasil. O sistema de repasses dos dois programas acabaria sendo bem semelhante.

Posso acumular com o Auxílio Brasil?

Sim. É possível acumular o Auxílio Brasil e o vale-gás ao mesmo tempo. Não há nenhum impedimento quanto a isso. Só que é preciso fazer parte de um grupo muito específico para conseguir receber os dois ao mesmo tempo.

De acordo com o Ministério da Cidadania, neste primeiro momento nem todo mundo que está no Auxílio Brasil vai conseguir receber o vale-gás nacional. Isso deve mudar quando o Planalto fizer as novas inserções de usuários no decorrer dos próximos dois anos.

Posso acumular retroativo e vale-gás?

Sim. Também é possível acumular o retroativo do Auxílio Emergencial e o vale-gás. Mas aí neste caso vai ser preciso fazer parte de um grupo ainda mais seleto. Então poucas pessoas conseguirão receber esses dois.

Para pegar esses dois benefícios, o cidadão precisa ser um pai solteiro que recebeu o Auxílio Emergencial no início dos pagamentos do ano passado e ainda fazer parte do novo Bolsa Família e ser selecionado para o vale-gás.

E se eu não conseguir receber?

Quem não conseguir entrar nesta primeira leva do vale-gás nacional não precisa entrar em desespero. De acordo com o Ministério da Cidadania, que é a pasta que comanda os pagamentos, novas inserções serão feitas com o passar dos meses.

De acordo com o Governo Federal, o Auxílio Brasil deve atender neste primeiro momento cerca de 5,5 milhões de pessoas. Mas o objetivo deles é atender todo mundo que faz parte do novo Bolsa Família até setembro de 2023.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.