MEC libera locais de prova do 2º Prêmio Capes Talento Universitário 2022

O Ministério da Educação (MEC) liberou os locais de prova da 2ª edição do Prêmio Capes Talento Universitário 2022 para consulta. Desse modo, os inscritos já podem consultar onde realizarão o exame por meio do site da premiação.

De acordo com o cronograma, a aplicação das provas está prevista para o dia 20 de março. A avaliação será composta por 80 questões de múltipla escolha sobre assuntos de conhecimentos gerais.

Conforme o edital, os estudantes terão quatro horas para responder a avaliação. Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 13 horas e fechados às 14 horas. A aplicação será das 14h30 até as 18h30 (horário de Brasília). Serão 100 locais de aplicação de provas distribuídos em 60 municípios.

A Capes orienta que os candidatos devem levar documento oficial de identificação com foto e recomenda que eles cheguem aos locais de prova como uma hora de antecedência.

Resultado e prêmio

De acordo com a Capes, a divulgação do resultado está prevista para maio, mas não há data específica estabelecida. A seleção dos vencedores será feita a partir das notas obtidas pelos inscritos na prova aplicada pela Capes.

O órgão concederá o prêmio de R$ 5 mil para os participantes com as maiores notas. Desse modo, mil participantes receberão o prêmio em dinheiro até dezembro deste ano.

Quem pode participar?

A competição da Capes tem como objetivo premiar estudantes ingressantes no ensino superior. O órgão recebeu as inscrições até o dia 21 de fevereiro, após prorrogação.

Segundo as regras estabelecidas pela Capes, puderam se inscrever os estudantes que tenham feito o Enem 2019 ou o Enem 2020 e que tenham ingressado em um curso da educação superior em 2021. 

Estudantes que têm débitos e pendências com a Capes, com o CNPq ou outras agências de fomento à pesquisa não podem participar do Talento Universitário 2022. As regras da premiação estabelecem ainda que os estudantes devem apresentar documentação para comprovar a matrícula em instituições de nível superior (podem ser públicas, privadas ou militares).

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também MEC abre inscrições da 1ª edição do SiSU 2022 nesta terça-feira (15).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.