Unicamp começa a aplicar provas da segunda fase neste domingo (03)

Mais de 13.447 candidatos participarão das provas

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é uma instituição de ensino superior pública que possui a sua sede principal na cidade de Campinas, São Paulo.

Todos os candidatos inscritos nesta edição do Vestibular da Unicamp realizaram as provas da primeira fase no dia 29 de outubro. A partir deste domingo (03), por sua vez, a instituição começará a aplicar a segunda fase.

Dessa forma, para que você possa entender como a prova irá funcionar e quais serão as próximas etapas do processo seletivo, trouxemos um resumo com as principais informações sobre o Vestibular 2024 da Unicamp. Vamos conferir!

Vestibular Unicamp 2024: segunda fase começa neste domingo (03)

Conforme indicado no calendário oficial do processo seletivo, a Unicamp irá aplicar as provas da segunda fase a partir deste domingo, dia 03 de dezembro, a partir das 13h. Os exames serão realizados em dois dias diferentes: 03 e 04 deste mês.

A Comvest, responsável pela organização do processo seletivo, espera a participação de 13.447 candidatos nesta fase do exame. As provas serão aplicadas em 16 cidades do estado de São Paulo (Bauru, Campinas, Guarulhos, Jundiaí, Limeira, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba) e também em cidades de outros estados (Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Salvador e São Paulo).

As provas da segunda fase do Vestibular serão formadas por questões dissertativas divididas em duas categorias: uma parte comum para todos os candidatos e uma parte diversificada, de acordo com a área de conhecimento do curso indicado como primeira opção (Ciências Biológicas/Saúde; Ciências Exatas/Tecnológicas, Ciências Humanas/Artes).

Unicamp
Todos os candidatos aprovados na primeira fase participarão da segunda etapa do Vestibular da Unicamp. Imagem: Vestibular Unicamp/Reprodução

Além disso, os candidatos também deverão escrever uma redação. O texto não deverá ser escrito de acordo com o modelo dissertativo-argumentativo, uma vez que a prova de redação do Vestibular da Unicamp aborda diferentes gêneros textuais no seu exame, como: podcast, crônica, abaixo-assinado, artigo de opinião, etc.

Além disso, parte dos candidatos realizarão outras provas como parte do processo seletivo. Os candidatos aos cursos que requerem provas de habilidades específicas, como Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança, deverão participar de provas entre os dias 07 e 09 de dezembro.

Ficou com alguma dúvida sobre a segunda fase? Acesse o Manual do Candidato do Vestibular Unicamp 2024 e consulte todas as informações disponíveis sobre o processo seletivo.

Vestibular Unicamp 2024: quem irá participar da segunda fase?

Todos os candidatos aprovados na primeira fase deverão participar da segunda etapa do Vestibular da Unicamp 2024.

O resultado da primeira fase do Vestibular da Unicamp foi divulgado no dia 16 de novembro e pode ser acessado por todos os candidatos no site da Comvest. Não é necessário realizar login ou cadastro no site para visualizar o resultado.

As provas da primeira fase foram aplicadas no dia 29 de outubro em 31 cidades de São Paulo e também em outros estados.

Vestibular Unicamp 2024: lista de livros obrigatórios

A Comvest selecionou algumas obras literárias que deverão ser lidas por todos os estudantes que irão participar das provas do Vestibular 2024, uma vez que questões sobre esses livros estavam presentes na primeira fase do processo seletivo e também serão cobradas na segunda etapa.

Conheça as obras literárias selecionadas para as provas desta edição do Vestibular da Unicamp:

  • A Tarde – de Olavo Bilac;
  • Olhos d`água – de Conceição Evaristo;
  • Carta de Achamento a el-rei D. Manuel – de Pero Vaz de Caminha;
  • Casa Velha – de Machado de Assis;
  • O Ateneu – de Raul Pompeia;
  • Niketche – uma História de Poligamia – de Paulina Chiziane;
  • Conto “Seminário dos ratos” – de Lygia Fagundes Telles;
  • Canções escolhidas – de Cartola (As canções escolhidas são: “Alvorada”, “As rosas não falam”, “Cordas de aço”, “Disfarça e chora”, “O inverno do meu tempo”, “O mundo é um moinho”, “Que é feito de você?”, “Sala de recepção”, “Silêncio de um cipreste” e “Sim”);
  • Alice no país das maravilhas – de Lewis Carrol.

Vestibular Unicamp 2024: oferta de vagas

A Unicamp está oferecendo mais de 2 mil vagas para 69 cursos de graduação diferentes nos campi de Campinas, Limeira e Piracicaba.

A Comvest anunciou que irá utilizar o sistema de reserva de vagas nesta edição do Vestibular da Unicamp.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.