Como e Onde Vender MOEDAS RARAS?

Guia Completo sobre venda de moedas raras

A numismática, o estudo de moedas e medalhas, é um campo fascinante e que pode ser bastante lucrativo. Comprar moedas raras e, em seguida, vendê-las, é um negócio que pode render muito dinheiro. Mas, como e onde vender suas moedas raras? Este artigo irá guiá-lo neste processo. Leia até o final e saberá também um lista com WhatsApp de compradores de moedas.

O Que São Moedas Raras?

Moedas raras não são apenas peças antigas. Elas são peças históricas que circularam durante um período específico, ou que foram emitidas para comemorar eventos especiais. A raridade e o estado de conservação de uma moeda estão diretamente ligados ao seu valor.

Como Avaliar o Valor de Uma Moeda Rara?

Para avaliar o valor de uma moeda rara, você precisa considerar alguns fatores. Entre eles, a quantidade de peças emitidas, o estado de conservação da moeda, e a data de lançamento.

A classificação de conservação de moedas raras é crucial na avaliação do valor de mercado de uma moeda para fins de colecionismo. Moedas raras em estado Flor de Cunho podem valer de 3 a 30 vezes mais que uma moeda em estado mediano, categorizada como MBC (Muito Bem Conservada).

Geralmente as moedas com erros são as mais valiosas, portanto se você tiver uma moeda comum(e que não seja antiga), dificilmente conseguirá vende-la por um alto valor.

Entenda o Estado de Conservação das Moedas Raras

classificação de conservação de moedas raras é um padrão usado na numismática para categorizar moedas com base em seu estado de preservação e desgaste. Essa classificação é crucial na avaliação do valor de mercado de uma moeda para fins de colecionismo. Uma moeda rara em perfeito estado, conhecida como Flor de Cunho (ver tabela abaixo), pode valer de 3 a 30 vezes mais que uma moeda em estado mediano, categorizada como MBC (“Muito Bem Conservada”). Essa classificação, embora subjetiva, é amplamente aceita e utilizada no Brasil.

Critérios de Classificação de Conservação de Moedas Raras

A seguir, apresentamos os critérios de classificação comumente usados no Brasil para moedas raras, com base nas descrições fornecidas pelos especialistas Claudio Amato e Irlei Soares das Neves.

Flor de Cunho (FC)

Moedas raras classificadas como Flor de Cunho (FC) estão em perfeito estado, sem sinais de desgaste ou manuseio. Elas mantêm o brilho original da cunhagem e seus detalhes são perfeitamente preservados.

Soberba (S ou Sob)

Moedas raras classificadas como Soberba (S ou Sob) mantêm cerca de 90% dos detalhes da cunhagem original. Elas apresentam algum brilho da cunhagem e podem ter uma pequena imperfeição.

Muito Bem Conservada (MBC)

As moedas raras classificadas como Muito Bem Conservada (MBC) mostram aproximadamente 70% dos detalhes da cunhagem original. O desgaste deve ser uniforme e a orla pode apresentar uma imperfeição média.

Bem Conservada (BC)

As moedas raras classificadas como Bem Conservada (BC) apresentam cerca de 50% dos detalhes da cunhagem original. A legenda e a data da moeda devem ser visíveis a olho nu, sem o uso de uma lente.

Regular (R)

As moedas raras classificadas como Regular (R) devem apresentar no mínimo 25% dos detalhes da cunhagem original. A legenda e a data da moeda devem ser visíveis com o auxílio de uma lente.

Um Tanto Gasta (UTG)

As moedas raras classificadas como Um Tanto Gasta (UTG) apresentam apenas a silhueta da figura principal. Estas moedas não são geralmente colecionáveis, exceto em casos de moedas extremamente raras.

Estados de Conservação Intermediários

Além das categorias principais de classificação, existem estados de conservação intermediários que oferecem uma descrição mais precisa do estado de conservação de uma moeda rara.

Tabela de Classificação de Conservação de Moedas Raras

NotaBrasilInternacional
10FCUNC
9S/FCAU
8S ou SobXF ou EF
7MBC/SVF/XF
6MBCVF
5BC/MBCF/VF
4BCF
3R/BCVG
2RG
1UTGP

Modelos Conhecidos de Moedas Raras

Algumas moedas são especialmente conhecidas por sua raridade. Entre elas, temos:

  • Moedas Comemorativas
  • Moedas com Reverso Invertido
  • Moeda de 1 Real de 1998

Dicas Para Vender Moedas Raras

Na hora de vender suas moedas raras, existem algumas dicas que podem te ajudar a conseguir o melhor preço. Entre elas estão:

  1. Pesquise sobre a história da moeda;
  2. Forneça garantias de autenticidade;
  3. Tire boas fotos;
  4. Faça uma pesquisa de preço.

Como e Onde Vender Moedas Raras?

Existem diversas formas para vender moedas raras. Além de lojas especializadas e leilões, grupos de facebook, marketplaces online(como mercado livre e shopee) e venda direta para colecionadores também são uma excelente plataforma para vender moedas raras.

Venda de Moedas pelo Facebook

No facebook é possível encontrar dezenas de grupos focados na compra e venda de moedas raras, conforme imagem abaixo:

grupos de compra/venda moedas facebook
grupos de compra/venda moedas facebook

Venda de Moedas pelo Mercado Livre e Shopee

Caso tenha interesse em vender suas moedas diretamente, uma ótima opção também é anuncia-las nessas plataforma de vendas. Muitas pessoas comercializam diariamente moedas pela shoppe e mercado livre.

venda de moedas pela shopee
venda de moedas pela shopee. Imagem: shopee
14 Comentários
  1. Anderson Diz

    Tenho a moeda de 50 centavos de 2010

  2. Lucimar Diz

    Quero vender minhas moedas comemorativas, são várias e tbm tenho um real invertido para direita.

  3. Ivoneide Diz
  4. João Marcos Diz

    Boa noite tenho moedas do beijar flor e olimpíadas quem quiser si chamar no ZAP fasso chamada de vídeo 91984667955

  5. Arlo Diz

    Eu tenho várias moedas comer ativas,BC,etc

  6. Neuza Martins Diz

    Tenho moedas de cruzeiros e cruzados,como posso vende?

  7. Damiao fontes Diz

    Qualquer coisa chama no zap 84 991197282

  8. Damiao fontes Diz

    Tenho moeda do beija flor enversso em vertida vertical pra vender

  9. Cristiane Alves Da Silva Diz

    Tenho algumas moedas antigas, como faço pra vender,inclusive tenho a moeda do banco da Brasil dos 50anos.
    Meu zap,99625.4210

  10. Cristiane Diz

    Eu tenho a moeda do beija flor com o reverso invertido. Quero vender

  11. Carlos Diz

    Boa tarde, tem algumas moedas +- 100 nacional e importada . Segue contato 11 94004 8131 waltezap ou enviar contato que eu possa ligar ,tenho moedas de até 156 anos importadas .

  12. Marcelo Augusto Pereira de godoi Diz

    Tenho uma das olimpíadas

  13. Edilma Diz

    Tenho várias moedas de 1real comemorativas mas não sei como vender se tiver alguém interessado é só ligar 81979117711

  14. Caise Diz

    Oi mas eu tenho bastante essas moedas aqui em caise e não sei como que eu faço para vender eu vou deixar meu nome qualquer coisa você entra em contato comigo 73998721580

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.