Unesp aplicará provas da segunda fase a partir deste domingo (10)

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) é uma instituição de nível superior pública que foi fundada no ano de 1976 e que possui diversas unidades em cidades do estado de São Paulo.

Todos os candidatos inscritos nesta edição do Vestibular da Unesp realizaram as provas da primeira fase no dia 15 de novembro. A partir deste domingo (10), por sua vez, a instituição começará a aplicar a segunda fase.

Dessa maneira, para que você consiga entender como a prova irá funcionar e quais serão as próximas etapas do processo seletivo, trouxemos um resumo com completo sobre o Vestibular Unesp 2024. Vamos conferir!

Vestibular Unesp 2024: segunda fase começa neste domingo (10)

Conforme indicado no calendário oficial do processo seletivo, as provas da segunda fase do Vestibular 2024 da Unesp serão aplicadas a partir deste domingo, dia 10 de dezembro, a partir das 13h. Os exames serão realizados em dois dias diferentes: 10 e 11 deste mês, das 14h às 19h.

As provas da segunda fase serão compostas por 36 questões discursivas e por uma proposta de redação. No primeiro dia de provas serão 24 questões de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ciências da Natureza e Matemática. No segundo dia, por sua vez, os estudantes deverão resolver 12 questões de Linguagens e elaborar a redação com base no tema proposto

Poderão participar da segunda fase do Vestibular 2024 da Unesp somente os candidatos aprovados na primeira etapa do processo seletivo. Nesta segunda-feira, dia 04 de dezembro, a Unesp divulgou a lista com os nomes dos candidatos convocados para a próxima fase do Vestibular 2024. O resultado foi publicado de acordo com o curso e o campus da Unesp indicados pelo candidato durante a inscrição no processo seletivo.

Locais de prova Unesp
Todos os candidatos já podem acessar os locais de prova do Vestibular 2024 da Unesp. Imagem: Notícias R7/Reprodução

A Fundação Vunesp, responsável pelo processo seletivo, também divulgou os locais de prova dos candidatos para a próxima etapa. Assim, todos os estudantes já podem conferir o próprio local de prova no site da Fundação Vunesp. É necessário realizar login com email ou CPF cadastrados no momento da inscrição.

Além disso, segundo os dados divulgados, 67.430 candidatos estavam inscritos no processo seletivo, mas somente 61.743 estudantes (cerca de 91%) participaram da realização das provas da primeira fase, que aconteceu no dia 15 de novembro. Nesta edição do processo seletivo, a Unesp aplicou a primeira fase em 35 cidades no estado de São Paulo e também em cidades de outros estados.

Ficou com alguma dúvida sobre a segunda fase do processo seletivo? Acesse o Manual do Candidato e confira mais informações sobre o Vestibular 2024 da Unesp.

Vestibular Unesp 2024: oferta de vagas

Por meio desta edição do Vestibular, a Unesp está oferecendo 6.596 vagas para diferentes cursos de graduação ministrados em 24 cidades do estado de São Paulo. 

No momento da inscrição, os candidatos deveriam indicar se queriam concorrer às vagas através do Sistema Universal (SU) ou pelo Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP). Para o sistema de reserva de vagas serão destinadas vagas aos candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas e que estudaram integralmente em uma escola da rede pública. Do total de vagas, 3.748 serão destinadas ao Sistema Universal e o restante (2.848) ao Sistema de Reserva de Vagas.

Conforme as informações já divulgadas, o curso mais concorrido desta edição do Vestibular da Unesp é Medicina, oferecido na cidade de Botucatu/SP: 21.690 participantes se inscreveram para as 81 vagas disponíveis, o que representa 267,8 candidatos para cada vaga.

Vestibular Unesp 2024: divulgação dos resultados

Por fim, devemos destacar que a Unesp irá divulgar o resultado final do Vestibular 2024 no dia 31 de janeiro de 2024. A instituição também irá publicar o edital com orientações para as matrículas dos candidatos aprovados. 

O resultado estará disponível no site da Fundação Vunesp.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.