Unesp publica quarta chamada do Vestibular 2024

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) é uma instituição de nível superior pública fundada em 1976 e que possui diversas unidades em cidades do estado de São Paulo.

Todos os candidatos que participaram da edição 2024 do Vestibular da Unesp e não foram convocados nas primeiras chamadas devem ficar atentos: a Unesp acaba de publicar a quarta chamada de aprovados no processo seletivo.

Assim, para que você consiga acessar a nova chamada e entender quais deverão ser os seus próximos passos no processo seletivo, trouxemos um resumo completo sobre o Vestibular 2024 da Unesp. Confira!

Vestibular Unesp 2024: quarta chamada já foi divulgada

Conforme indicado no cronograma do processo seletivo, a quarta chamada do Vestibular 2024 da Unesp foi publicada às 16h desta segunda-feira, dia 19 de fevereiro.

Os candidatos podem acessar o resultado de duas formas diferentes:

  1. Realizando login no site da Vunesp, responsável pela realização do processo seletivo, e visualizando o resultado individual;
  2. Consultando a lista de candidatos convocados através da quarta chamada, disponível em formato PDF.

Segundo as informações divulgadas, todos os estudantes aprovados na quarta chamada deverão realizar os procedimentos de matrícula de forma virtual. A matrícula será realizada até esta terça-feira, dia 20 de fevereiro, pelo site da Vunesp ou por meio do site do Sistema de Graduação da Unesp (Sisgrad).

Resultado Unesp
Todos os candidatos aprovados deverão realizar os procedimentos de matrícula online. Imagem: Unesp/Reprodução

Além disso, a Unesp também divulgou que deverão realizar matrícula de forma virtual pelo Sisgrad e no mesmo período os candidatos aprovados em quarta chamada através do Processo Seletivo “Olimpíadas Científicas Unesp 2024”, uma vez que a nova chamada de candidatos aprovados por meio das vagas olímpicas também foi divulgada nesta segunda-feira.

Por fim, também devemos destacar que os estudantes que não foram convocados por meio da quarta chamada devem ficar atentos, uma vez que a Unesp ainda poderá divulgar outras chamadas. Veja a data das próximas chamadas:

  • 5ª chamada: 21 de fevereiro;
  • 6ª chamada: 23 de fevereiro;
  • 7ª chamada: 27 de fevereiro;
  • 8ª chamada: 29 de fevereiro;
  • 9ª chamada: 06 de março;
  • 10ª chamada: 11 de março.

Ainda está com alguma dúvida sobre a quarta chamada do processo seletivo? Acesse o Manual do Candidato e confira mais informações sobre o Vestibular 2024 da Unesp.

Vestibular Unesp 2024: mais de 60 mil candidatos participaram do processo seletivo

A Fundação Vunesp divulgou dados importantes sobre o processo seletivo, como a concorrência do Vestibular 2024 da Unesp Nesta edição do processo seletivo, 67.430 candidatos se inscreveram para disputar mais de 6 mil vagas para diferentes cursos de graduação ministrados em 24 cidades do estado de São Paulo. 

Do total de vagas, 3.748 foram destinadas ao Sistema Universal (SU) e o restante (2.848 vagas) ao Sistema de Reserva de Vagas.

O curso mais concorrido desta edição do Vestibular da Unesp era Medicina, oferecido na cidade de Botucatu/SP. Para esse curso de graduação, 21.690 participantes se inscreveram para as 81 vagas disponíveis, o que representa 267,8 candidatos por vaga.

Além de Medicina, outros cursos também registraram uma relação de candidato/vaga alta. Confira quais foram os cursos mais concorridos desta edição do processo seletivo da Unesp:

  • Psicologia, em Bauru: 50,2 candidatos/vaga;
  • Ciência da Computação, em Bauru: 41,0 candidatos/vaga;
  • Direito, em Franca: 39, 3 candidatos/vaga;
  • Ciências Biomédicas, em Botucatu: 28,9 candidatos/vaga;
  • Medicina Veterinária, em Botucatu: 27,8 candidatos/vaga;
  • Arquitetura e Urbanismo, em Bauru: 22,8 candidatos/vaga;;
  • Nutrição, em Botucatu: 22,5 candidatos/vaga.

Vestibular Unesp 2024: etapas

Nesta edição do Vestibular da Unesp, as provadas foram divididas em duas etapas diferentes. A primeira fase foi aplicada no dia 15 de novembro e as provas foram compostas por 90 questões de múltipla escolha que irão abordar assuntos diversos estudados ao longo do ensino médio. 

A segunda fase, por sua vez, foi aplicada em dois dias: 10 e 11 de dezembro. Nesta etapa, os participantes enfrentaram 36 questões discursivas: 24 questões de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ciências da Natureza e Matemática e, no segundo dia de provas, 12 questões de Linguagens e a redação.

Vestibular Unesp 2024: funcionamento das inscrições

As inscrições para o Vestibular da Unesp foram encerradas no início de outubro e os estudantes puderam se inscrever somente através do site da Fundação Vunesp. 

No momento da inscrição, os candidatos deveriam uma modalidade de participação: ampla concorrência (Sistema Universal) ou Sistema de Reserva de Vagas. Para o sistema de reserva de vagas serão destinadas vagas aos estudantes que se autodeclararam pretos, pardos ou indígenas e que estudaram integralmente em uma escola da rede pública de ensino.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.