• Sobre Nós
  • Equipe
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Política Verificação de Fatos
  • Princípios Editoriais
  • Fale Conosco
  • WhatsApp
  • Termos de Serviço
Notícias Concursos
  • Calendário
  • Concursos Abertos
    • Concursos Federais
    • Centro Oeste
    • Sul
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
  • Concursos Previstos
    • Concursos Federais
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Federais
  • Por Área
    • Área Administrativa
    • Área Bancária
    • Área Educação
    • Área Fiscal
    • Área Jurídica
    • Área Saúde
    • Área Segurança Pública
    • Área Tribunais
  • Dicas
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CadÚnico
    • CAIXA Tem
    • Desenrola
    • Farmácia Popular
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
  • Outros
    • Concurso Unificado
    • Concursos por Nível
      • Concurso Nível Fundamental
      • Concurso Nível Médio
      • Concurso Nível Superior
      • Concurso Nível Técnico
    • Concursos por Cargo
      • Carteiro
      • Guarda Municipal
      • Policial Civil
      • Policial Federal
      • Policial Militar
      • Polícia Penal
      • PRF
    • Educação
    • Direitos Trabalhador
      • Aposentadoria
      • 13º Salário
      • Férias
      • FGTS
      • PIS/PASEP
      • Salário Mínimo
      • Seguro-Desemprego
    • Loterias
      • Resultado Loterias – Mega-Sena, Lotofácil, Quina, Lotomania, Dupla Sena, Timemania, Dia de Sorte, Super Sete, Loteca, Federal, +Milionária
      • Mega-Sena
      • Lotofácil
      • Quina
      • Federal
      • Dupla Sena
      • Lotomania
      • Milionaria
      • Super Sete
      • Timemania
      • Dia de Sorte
    • Moedas Raras
    • Enem e Vestibular
    • Empregos
    • Testes de QI
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Calendário
  • Concursos Abertos
    • Concursos Federais
    • Centro Oeste
    • Sul
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
  • Concursos Previstos
    • Concursos Federais
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Federais
  • Por Área
    • Área Administrativa
    • Área Bancária
    • Área Educação
    • Área Fiscal
    • Área Jurídica
    • Área Saúde
    • Área Segurança Pública
    • Área Tribunais
  • Dicas
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CadÚnico
    • CAIXA Tem
    • Desenrola
    • Farmácia Popular
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
  • Outros
    • Concurso Unificado
    • Concursos por Nível
      • Concurso Nível Fundamental
      • Concurso Nível Médio
      • Concurso Nível Superior
      • Concurso Nível Técnico
    • Concursos por Cargo
      • Carteiro
      • Guarda Municipal
      • Policial Civil
      • Policial Federal
      • Policial Militar
      • Polícia Penal
      • PRF
    • Educação
    • Direitos Trabalhador
      • Aposentadoria
      • 13º Salário
      • Férias
      • FGTS
      • PIS/PASEP
      • Salário Mínimo
      • Seguro-Desemprego
    • Loterias
      • Resultado Loterias – Mega-Sena, Lotofácil, Quina, Lotomania, Dupla Sena, Timemania, Dia de Sorte, Super Sete, Loteca, Federal, +Milionária
      • Mega-Sena
      • Lotofácil
      • Quina
      • Federal
      • Dupla Sena
      • Lotomania
      • Milionaria
      • Super Sete
      • Timemania
      • Dia de Sorte
    • Moedas Raras
    • Enem e Vestibular
    • Empregos
    • Testes de QI
Sem resultado
Ver todos os resultados
Notícias Concursos
Sem resultado
Ver todos os resultados
Início Direitos do Trabalhador

TRT-MT determina que MTU adeque condições de vendedores de recarga de cartões

A entidade também deverá pagar 50 mil reais por dano moral coletivo  razão das irregularidades cometidas com os trabalhadores que atuam nas paradas de ônibus

Emanuel Borges por Emanuel Borges
29 de abril de 2025, 00:08h
em Direitos do Trabalhador, Mundo Jurídico
TRT-MT
Compartilhe no WhatsappLinkedinReddit

A Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT-MT) determinou que a Associação Matogrossense dos Transportadores Urbanos (MTU) forneça condições adequadas aos trabalhadores que atuam nos pontos de ônibus e cabines instaladas em calçadas e praças para a venda e recarga dos cartões de passagens.

Determinação das medidas

Assim, dentre as melhorias incluem-se o acesso a banheiros e Equipamentos de Proteção Individual apropriados ao serviço, como filtro solar para os promotores de venda que ficam nas paradas de ônibus.

Além disso, a empresa deverá proceder ao registro da Carteira de Trabalho e providenciar que os empregados façam os exames médicos exigidos na legislação, a exemplo dos ocupacionais, periódicos e, ao fim do contrato, os exames demissionais.

Riscos ambientais 

Da mesma forma, e visando à saúde e segurança dos trabalhadores, a Justiça determinou que a MTU implemente o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), com a avaliação e controle dos riscos inerentes à atividade de promotor de vendas, dentre os quais à excessiva exposição solar.

📲 Receba as principais notícias e oportunidades no seu WhatsApp!

QUERO ENTRAR AGORA →

As determinações são resultado de uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e devem ser cumpridas imediatamente.

Irregularidades trabalhistas

Ao ingressar com a ação, o MPT apresentou o resultado de inquérito que apontou uma série de irregularidades relacionadas aos trabalhadores contratados como agente arrecadador e promotor de vendas. Dentre as irregularidades,  estão a falta de acesso a banheiros e de intervalos durante a jornada.

O MPT relatou ainda a precariedade em relação ao local em que o serviço é prestado:  enquanto o agente fica dentro de uma cabine, o promotor de vendas fica em área aberta, com no máximo cobertura, quando se trata de pontos de ônibus. “Porém, mesmo nos pontos de ônibus, o promotor de vendas, para se proteger das intempéries, disputa espaço com os passageiros”, registrou.

VocêPode Gostar

Idoso recebe dinheiro em agência bancária representando os pagamentos do INSS de agosto para beneficiários que recebem até um salário mínimo.

Pagamento do INSS de agosto: confira as datas dos depósitos para quem recebe até um salário mínimo

26 de agosto de 2026, 16:38h
Pescador artesanal segura nota de 100 reais próximo à embarcação, representando o pagamento do segundo lote do seguro-desemprego do INSS.

INSS libera mais de R$ 100 milhões no segundo lote para 21,3 mil pescadores artesanais até 29 de agosto

26 de agosto de 2026, 09:46h
Fila de segurados em frente a uma agência do INSS, representando a redução da fila de pedidos.

Fila do INSS despenca para 1,2 milhão de pedidos; veja o tempo médio de análise dos benefícios

26 de agosto de 2026, 08:29h

Condenação

Diante da situação, a sentença proferida na 6ª Vara do Trabalho de Cuiabá (MT) condenou a entidade que reúne as empresas do transporte coletivo da Capital a adequar as condições dos trabalhadores.

Recurso

No entanto, a MTU recorreu ao Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT-MT), onde, entretanto, a maioria das determinações foi mantida pela 1ª Turma.

Assim, dentre as obrigações confirmadas pelo Tribunal constam o dever da MTU conceder o intervalo intrajornada e de fiscalizar o seu cumprimento, conforme prevê a legislação, além de providenciar local adequado, como gavetas ou armários, para o armazenamento de pertences pessoais dos promotores de venda. 

Ao manter essas exigências, impostas na sentença, os desembargadores entenderam que, apesar da atividade ser desenvolvida em locais públicos, o empregador não está impossibilitado de cumpri-la, podendo, por exemplo, instalar guarda volumes nas cabines de vendas.

Instalações sanitárias

Da mesma forma, a Turma julgadora confirmou a obrigação da entidade garantir instalações sanitárias adequadas aos trabalhadores externos. 

A decisão levou em consideração que a MTU não comprovou ter feito convênio com empresas nas proximidades onde atuam os agentes e promotores de venda para que eles possam usar os banheiros desses estabelecimentos. A alternativa está prevista na Norma Regulamentadora 24, que trata das condições de higiene e conforto nos locais de trabalho.

O mandado de constatação determinado pelos magistrados revelou até existir a permissão informal de alguns comerciantes para que os trabalhadores utilizem seus sanitários. Entretanto, a maioria dos desembargadores avaliou que a situação é excessivamente precária e instável, diante da falta de garantia que a permissão seja mantida. 

Por isso, a decisão colegiada registrou que nada impede que, para cumprir essa obrigação, a MTU “formalize as parcerias precárias já existentes ou, ainda, que instale, em locais estratégicos, banheiros químicos.”

No entanto, os desembargadores retiraram a exigência de a MTU fornecer água para consumo e locais para as refeições, por avaliarem que havia o regular fornecimento de bebedouros nas cabines e de garrafa térmica, com reposição de água potável.

Dano moral coletivo

Por fim, acompanhando o voto do relator, desembargador Tarcísio Valente, a 1ª Turma confirmou a condenação da MTU pelo dano moral coletivo resultante da falta de proteção à saúde e segurança dos trabalhadores. Nesse ponto, os magistrados ressaltaram a falta dos intervalos intrajornada e o descumprimento da Política Estadual de Prevenção e Combate às Doenças Associadas à Exposição Solar no Trabalho, instituída em Mato Grosso pela Lei 10.558/2017.

Todavia, a Turma modificou o valor da compensação pelo dano.  Fixado inicialmente em 200 mil reais, a quantia foi reduzida para 50 mil reais, considerando aspectos como o porte da entidade, seu capital social e o tempo de duração da conduta ilícita.

(PJe 0000724-92.2018.5.23.0006)

Fonte: TRT-23 (MT)

Veja mais informações e notícias sobre o mundo jurídico AQUI

Tags: Dano moral coletivoDeterminação das medidasInstalações sanitáriasirregularidades trabalhistasparadas de ônibusrecursoRiscos ambientaistrt-mt
Postagem anterior

Testemunha cearense presta depoimento virtual em processo da Vara do Trabalho de Parnaíba

Próxima postagem

Insalubridade máxima: Justiça reconhece direito a servidora que lida diariamente com vírus, bactérias e fungos

Emanuel Borges

Emanuel Borges

Advogado e administrador de empresas. Possui experiência nas áreas cíveis e extrajudicial.

Artigos Relacionados - Posts

Idoso recebe dinheiro em agência bancária representando os pagamentos do INSS de agosto para beneficiários que recebem até um salário mínimo.
INSS

Pagamento do INSS de agosto: confira as datas dos depósitos para quem recebe até um salário mínimo

26 de agosto de 2026, 16:38h
Pescador artesanal segura nota de 100 reais próximo à embarcação, representando o pagamento do segundo lote do seguro-desemprego do INSS.
INSS

INSS libera mais de R$ 100 milhões no segundo lote para 21,3 mil pescadores artesanais até 29 de agosto

26 de agosto de 2026, 09:46h
Fila de segurados em frente a uma agência do INSS, representando a redução da fila de pedidos.
INSS

Fila do INSS despenca para 1,2 milhão de pedidos; veja o tempo médio de análise dos benefícios

26 de agosto de 2026, 08:29h
Pessoa segura notas de 50 e 100 reais em ambiente doméstico.
Saque Calamidade

Moradores de 8 municípios da lista de cidades habilitadas ao Saque Calamidade do FGTS têm até quinta (27) para solicitar R$ 6.220

26 de agosto de 2026, 08:14h
Segurada analisa documento do INSS diante de uma agência bancária, representando a proposta de pagamento em dobro em casos de benefício negado injustamente.
INSS

INSS: projeto propõe pagamento em dobro para segurado que tiver benefício negado injustamente

25 de agosto de 2026, 22:14h
Cédulas de real representam o reajuste e o valor previsto do salário mínimo para 2027.
Salário Mínimo

Salário mínimo 2027: valor previsto, cálculo do reajuste e impactos

25 de agosto de 2026, 19:26h
Próxima postagem

Insalubridade máxima: Justiça reconhece direito a servidora que lida diariamente com vírus, bactérias e fungos

Abono salarial PIS/PASEP de até R$1.045 é CONFIRMADO e sai em 13 dias

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Novidades

Mulher segurando cédulas de real em frente à agência da Caixa, representando os depósitos restantes do Bolsa Família.

Bolsa Família: calendário de agosto entra na reta final com quatro depósitos restantes

26 de agosto de 2026, 22:14h
Tanques de armazenamento de combustíveis representam a atuação da Transpetro no setor de energia.

Transpetro tem editais com vagas abertas; entenda como funciona a empresa

26 de agosto de 2026, 19:26h
Idoso recebe dinheiro em agência bancária representando os pagamentos do INSS de agosto para beneficiários que recebem até um salário mínimo.

Pagamento do INSS de agosto: confira as datas dos depósitos para quem recebe até um salário mínimo

26 de agosto de 2026, 16:38h
Quatro policiais fardados representam diferentes carreiras da segurança pública em concursos policiais.

Preparação para concursos policiais: confira as disciplinas básicas mais cobradas

26 de agosto de 2026, 15:29h
Jovem utilizando celular com destaque para o programa Desenrola Fies e os agentes financeiros Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.

Desenrola Fies: estudantes podem renegociar dívidas de financiamento estudantil até 16 de setembro

26 de agosto de 2026, 15:15h

Sobre o Notícias Concursos

O portal Notícias Concursos foi criado em 2010 com objetivo de ajudar aqueles que almejam uma vaga na carreira pública, através de notícias e dicas relacionadas a Concursos Públicos. Com o passar dos anos ampliamos nosso editorial com: Benefícios Sociais, Direitos do Trabalhador, Economia, entre outros. Nossos conteúdos prezam pela qualidade e objetividade. Pertencemos ao grupo SENA ONLINE, 20 anos de credibilidade em conteúdo web.

Inscreva-se no Canal

canal youtube noticias concursos

Institucional

  • Cronograma dos Concursos
  • Sobre Nós
  • Política de Verificação de Fatos
  • Príncipios Editorais
  • Privacidade
  • Propriedade e Financiamento
  • Equipe
  • Fale Conosco
  • Mapa do Site
  • Calendário
  • Concursos Abertos
  • Concursos Previstos
  • Federais
  • Por Área
  • Dicas
  • Benefícios Sociais
  • Outros

© 2025 Notícias Concursos - Marca Registrada.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Calendário
  • Concursos Abertos
    • Concursos Federais
    • Centro Oeste
    • Sul
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
  • Concursos Previstos
    • Concursos Federais
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Federais
  • Por Área
    • Área Administrativa
    • Área Bancária
    • Área Educação
    • Área Fiscal
    • Área Jurídica
    • Área Saúde
    • Área Segurança Pública
    • Área Tribunais
  • Dicas
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CadÚnico
    • CAIXA Tem
    • Desenrola
    • Farmácia Popular
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
  • Outros
    • Concurso Unificado
    • Concursos por Nível
      • Concurso Nível Fundamental
      • Concurso Nível Médio
      • Concurso Nível Superior
      • Concurso Nível Técnico
    • Concursos por Cargo
      • Carteiro
      • Guarda Municipal
      • Policial Civil
      • Policial Federal
      • Policial Militar
      • Polícia Penal
      • PRF
    • Educação
    • Direitos Trabalhador
      • Aposentadoria
      • 13º Salário
      • Férias
      • FGTS
      • PIS/PASEP
      • Salário Mínimo
      • Seguro-Desemprego
    • Loterias
      • Resultado Loterias – Mega-Sena, Lotofácil, Quina, Lotomania, Dupla Sena, Timemania, Dia de Sorte, Super Sete, Loteca, Federal, +Milionária
      • Mega-Sena
      • Lotofácil
      • Quina
      • Federal
      • Dupla Sena
      • Lotomania
      • Milionaria
      • Super Sete
      • Timemania
      • Dia de Sorte
    • Moedas Raras
    • Enem e Vestibular
    • Empregos
    • Testes de QI

© 2025 Notícias Concursos - Marca Registrada.

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.