SVR: 10 milhões ainda não fizeram consulta no Banco Central

De acordo com as informações oficiais, mais de 10 milhões de pessoas ainda não consultaram se têm dinheiro esquecido no BC

Mais de 10 milhões de pessoas ainda não consultaram se podem receber ou não alguma quantia do Banco Central (BC). É o chamado Sistema de Valores a Receber (SVR). Esses brasileiros podem ter valores esperando por eles, mas ainda não foram consultados. Pelo menos é isso o que se sabe até este momento.

De acordo com o Banco Central, nesta primeira fase de liberação, eles afirmam que cerca de 26 milhões de pessoas físicas têm direito ao montante. Além deles, cerca de 2 milhões de cidadãos jurídicas também têm dinheiro esquecido no sistema. O montante liberado para esta etapa está na casa dos R$ 4 bilhões. É o que diz o BC.

Esse período de consulta começou oficialmente a partir da última terça-feira (14). Pelo menos é isso o que se sabe até este momento. A ideia é que as pessoas possam conferir se têm valores a receber de instituições financeiras. Até o fim da última tarde da quarta-feira (16) cerca de 85,3 milhões de indivíduos físicas tinham feito a verificação.

Neste montante, no entanto, sabe-se que a grande maioria das pessoas não encontraram nada. O que se sabe, ainda de acordo com o BC, é que 17 milhões apenas encontraram dinheiro para receber. Todos os outros saíram da consulta não mais ricos do que entraram nela. Pelo menos é isso o que se sabe até aqui.

Vale lembrar que esses dados estão mudando frequentemente. O BC está atualizando esses números todos os dias. De qualquer forma, o que dá para saber é que o nível de negativas está seguindo sempre uma margem de 80%. Então apenas duas a cada 10 pessoas estão encontrando algum montante.

Como consultar?

Se você está aí no meio desses 15 milhões de brasileiros que ainda não fizeram a consulta, então saiba que não é tão difícil. Não é preciso nem sair de casa. Isso porque essas informações são encontradas de maneira remota mesmo.

Para tanto, basta acessar o site oficial do Banco Central para esta consulta. Basta clicar sobre este link nesta linha. Quando a página abrir você vai seguir o passo a passo as indicações, inserir os seus dados e saber a resposta.

Caso não haja nenhum valor, não se preocupe. Isso porque esse cidadão vai poder fazer uma nova consulta a partir do próximo dia 2 de maio deste ano. O próprio site oficial vai mostrar essa mensagem para os usuários.

Sistema do dinheiro

O site para a consulta do dinheiro esquecido parece ter animado boa parte dos brasileiros. Tanto é que ele acabou passando um tempo fora do ar. E isso aconteceu justamente por causa do grande nível de procura dos cidadãos.

Vale lembrar que neste primeiro momento, a ideia é permitir que os usuários possam apenas consultar os valores esquecidos. O resgate vai funcionar em um sistema diferente. Pelo que se sabe, a devolução vai poder acontecer via Pix a partir do dia 7 de março.

Importante ressaltar ainda que para resgatar o dinheiro vai ser preciso usar o login gov.br. E ele precisa ser nível prata ou ouro. Se você ainda não tem, não se preocupe. Basta fazer esse cadastro pelo site oficial ou aplicativo do gov.br.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.