Sonhar versus criar expectativas: Considerações importantes

Neste conteúdo, levantamos uma reflexão importante sobre  sonhar versus criar expectativas. Acompanhe e comece a pensar um pouco mais sobre as pequenas diferenças que pode haver entre uma coisa ou outra. Vamos lá?

Considerações sobre sonhar versus criar expectativas

Sonhar é bom, nos move, nos impulsiona e faz com que enxerguemos novas possibilidades para o nosso futuro. Em contrapartida, criar expectativas demais, que podem ser acima da média e irreais, pode ser algo “perigoso” para o nosso bem-estar, felicidade e até mesmo saúde mental.

Afinal, quanto mais expectativas criamos sobre algo, maiores são as chances de nos frustrarmos, não é mesmo? Por isso, trouxemos alguns apontamentos importantes sobre as duas questões. Veja:

Sonhar com os pés no chão é saudável

Quando sonhamos com os “pés no chão”, estamos fazendo algo muito bom para nós mesmos, afinal, isso nos motiva e nos impulsiona. Os sonhos nos ajudam a pensar sobre o futuro e nos auxiliam em tomadas de decisão feitas no presente. Isso porque tendemos a usar as nossas metas e objetivos para alcançar nossos sonhos e, por isso, analisamos as nossas decisões feitas no hoje.

Sendo assim, sonhos podem servir de estopim para crescimentos e grandes mudanças em nossas vidas. Porém, saiba que estamos descrevendo sonhos tidos como “reais”. Em outras palavras, sonhar que você vai morar em outro planeta no ano que vem não é nada real, certo? Neste caso, não se aplica o que estamos falando sobre motivação e movimento na vida.

Contudo, os sonhos podem sim ser um gás a mais na nossa rotina. Mentalizamos aquilo que almejamos e, com isso, saímos em busca do que queremos, mas mantendo a consciência de que poderá haver tropeços e frustrações no caminho. Isso tudo é muito saudável!

Expectativas podem ser irreais e frustrantes

As expectativas, por sua vez, podem ser um caminho um pouco perigoso para o nosso bem-estar. Claro que sempre criamos expectativas quando sonhamos, por isso, pensar em sonhar versus criar expectativas é algo muito complexo.

No entanto, as expectativas podem ser acima da média, criando um universo irreal em nossa mente. Colocamos muita energia em algo que ainda não sabemos se acontecerá exatamente como imaginamos, e isso pode ser um verdadeiro “tiro no pé”.

É o que ocorre quando temos a certeza de que vamos ser promovidos, e passamos a organizar a nossa vida em cima desse sonho. Só que quando chega o momento e o sonho não se realiza exatamente como gostaríamos, a expectativa faz com que vivamos um luto muito intenso, que pode nos travar.

Por isso, tente manter expectativas reais sobre os sonhos que você arquiteta para a sua vida, viabilizando assim mais qualidade de vida no longo prazo.

Saiba dosar o que você almeja e busque suas metas com clareza

Quando você pensar em sonhar versus criar expectativas, lembre-se de dosar o que você coloca de energia sobre as situações que deseja atingir. Além disso, faça metas claras, mensuráveis e reais, pois isso também pode lhe ajudar a minimizar a frustração quando algo não sai como o planejado. 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.