Ações de motivação para empresas: Conheça 5 opções

Existem muitas ações de motivação para empresas que podem ser colocadas em prática para impulsionar o time ou um colaborador específico. No decorrer deste texto, você terá acesso a uma lista de ações bastante interessantes. Acompanhe para saber mais!

5 ações de motivação para empresas

Existem muitas ações de motivação para empresas que você pode colocar em prática. No entanto, há aquelas que costumam trazer resultados bastante promissores desde o primeiro momento. Veja, a seguir, todas as dicas que trouxemos para você:

1. Reconhecimento

Todas as pessoas gostam que seus esforços sejam reconhecidos. Esse tipo de ação permite que ela entenda o seu verdadeiro valor, enxergue o seu potencial e se sinta mais acolhida no ambiente de trabalho.

Afinal, uma das coisas que mais pode desgastar um colaborador é exatamente o caminho contrário: ele se dedicar muito e não receber nenhum tipo de reconhecimento pelo seu próprio esforço.

Por isso, não tenha medo de comemorar e parabenizar os feitos dos seus colaboradores. Isso é fundamental!

2. Valorização

Em paralelo ao reconhecimento, é necessário investir em ações de motivação para empresas que foquem na valorização do funcionário. Aqui estamos falando de questões voltadas ao pagamento, oferecimento de benefícios, etc.

É fundamental que a empresa saiba pagar o que o colaborador merece. Além do salário em si, outros benefícios podem agregar muito valor e demonstrar o quanto a empresa preza por aquele colaborador. É o caso de parcerias com empresas de saúde, por exemplo.

3. Feedback sobre os resultados obtidos

Ofereça bons feedbacks para os seus colaboradores. Embora muitas pessoas ainda não saibam, os feedbacks fazem parte da lista de principais ações de motivação para empresas. Por meio dessa conversa é possível:

  • Reconhecer os resultados do colaborador.
  • Apresentar as potencialidades dele.
  • Analisar as metas em conjunto.
  • Traçar novos planos para o futuro.
  • Auxiliar na correção de alguns equívocos.
  • Entre outras ações que visam o crescimento e desenvolvimento profissional.

Assim, o feedback prova que a empresa se preocupa com o desempenho e desenvolvimento daquele colaborador, dando a ele mais motivação para aprender e crescer.

4. Traçar metas em conjunto

Trace metas junto com os seus colaboradores e a sua equipe. Isso pode motivá-los a enxergar quais são os caminhos mais promissores, além de servir de estopim para “correrem atrás” de algo importante.

Vale lembrar que essas metas devem ser traçadas em conjunto para que as pessoas se sintam parte do que está sendo feito. Se as metas focarem apenas em “fazer e pronto”, consequentemente as pessoas não se sentirão alinhadas com as demandas apresentadas.

Portanto, crie uma rotina de conversa em conjunto para traçar e sempre revisitar/ajustar as metas.

5. Investir em treinamento e desenvolvimento

Além de tudo o que já comentamos no decorrer deste conteúdo, uma das principais ações de motivação para empresas é o investimento em treinamento e desenvolvimento.

Quando o colaborador tem a chance de aprender e crescer dentro da empresa, consequentemente ele se sente mais bem preparado e qualificado para seguir em frente e lidar com novos desafios.

Isso impulsiona o time e faz com que todo mundo, em conjunto, seja mais produtivo, motivado e feliz. Vale a pena investir.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.