Qualidade de vida no ambiente de trabalho e o PLS

A Qualidade de vida no ambiente de trabalho é uma das questões abordadas pelo Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS). Saiba mais!

Muitas ações compõem o Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS), confira alguns apontamentos sobre a Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho.

Qualidade de vida no ambiente de trabalho e o PLS

Conforme divulgação oficial, a fim de contribuir para adoção de práticas sistemáticas, atuando na promoção do bem-estar físico, mental e emocional dos servidores e colaboradores, além de elevar o nível de motivação e comprometimento profissional, melhorar o clima organizacional e aumentar a produtividade e a disposição dos servidores para o trabalho, foram elencadas, pelo Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) ações para desenvolvimento entre os servidores.

DIGEP/SA – Ginástica Laboral

Entre elas, o atendimento de 12 áreas com ginástica laboral, visando à participação de 150 servidores/mês. Segundo informações da Diretoria de Gestão de Pessoas – DIGEP/SA, apenas no ano de 2018 contabilizaram-se 5.208 participações no Projeto “Ginástica Laboral”. Aquela diretoria ressalta, entretanto, que as atividades foram suspensas em razão da pandemia do COVID-19.

Também, a realização de aulas de Tai Chi Chuan, com a meta de 10 servidores presentes por semana. Ainda de acordo com a DIGEP/SA, em 2018, obteve-se 177 participações nas aulas. 

Diversas ações anuais

Foram promovidas, ainda, ações anuais de prevenção de saúde, como a Promoção de campanhas de vacinação, que atingiu 245 servidores em 2019, sendo: 39 doses de Febre Amarela; 67 doses de Hepatite B, 75 doses de Difteria e Tétano e 64 de tríplice viral; a Prevenção odontológica, com o atendimento de 102 servidores em 2019 e o evento do Dia Nacional da Saúde e Nutrição, que contou com a participação de 99 servidores, informa o Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS).

Programa Qualidade de Vida no Trabalho – PQVT

A divulgação oficial informa que, nos anos de 2020 e 2021, as campanhas foram adaptadas para o ambiente virtual em razão da Pandemia do COVID-19. 

Projeto Blitz da Saúde

Para mais, acontece o Projeto Blitz da Saúde, que inclui a visita a 12 áreas/ano, duas vezes ao ano, e contempla:

  1. Medição: ruído, temperatura, iluminância;
  2. Verificação da ergonomia;
  3. Verificação da qualidade do ar e umidade relativa; e
  4. Avaliação do local em relação à acessibilidade.

De acordo com o Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS), em 2019 o projeto Blitz da Saúde atendeu em torno de 200 pessoas. No entanto, em razão da pandemia do COVID-19, foi temporariamente suspenso em 2020 e 2021.

Bicicletários

Quanto à sensibilização do público-alvo para o uso de bicicletários, a DIGEP/SA informa que, anualmente, a discussão e o incentivo do uso de paraciclos são fomentados, para os benefícios tanto à saúde quanto ao meio ambiente, por meio de campanhas na intranet.

Em função da excepcionalidade imposta pela pandemia da COVID-19, as campanhas de sensibilização dos servidores para o uso de paraciclos foram suspensas, informa o Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS). 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.