Saúde no trabalho: Como manter a saúde ocupacional?

saúde no trabalho precisa ser desenvolvida com o suporte da empresa, que garantirá que todas as normas legais sejam seguidas à risca. São estas normas que nortearão o dia a dia do colaborador, criando uma atmosfera mais leve e saudável no ambiente corporativo.

Se você é o colaborador e quer saber mais sobre o tema, veja em nosso artigo o que é saúde no trabalho e como ela pode vir a ser explorada por você. Acompanhe.

O que é saúde no trabalho?

Em essência, a saúde no trabalho associa-se com a proteção e a promoção de saúde do colaborador, dentro do ambiente corporativo. Assim, as práticas de saúde ocupacional visam aumentar o bem-estar dos indivíduos, através de medidas e campanhas que priorizam a saúde física e mental do colaborador.

Isso se deve ao fato de que, há algum tempo, quebrou-se a ideia de que o colaborador pode separar as suas dificuldades e dores, do trabalho. Por isso, investir em um ser humano amplamente amparado e com a saúde estimulada é muito mais promissor para todos, que crescem juntos.

Como manter a saúde no trabalho?

Se você é um colaborador e quer analisar se o seu ambiente de trabalho é positivo ou é tóxico, atente-se para as nossas sugestões de como manter a saúde no trabalho. Assim você conseguirá avaliar a sua situação e até mesmo sugerir algumas mudanças na corporação. Veja:

1- Horários de trabalho mais flexíveis

Para manter a saúde física e mental, os horários de trabalho podem ser mais flexíveis. Essa autonomia de permitir que o colaborador cumpra a sua jornada na modalidade home office ou em outro ambiente, que não seja na empresa de fato, gera muito mais bem-estar e abre a mente do sujeito.

Sendo assim, se você trabalha em um local que possui muita rigidez com os horários, tente conversar com os seus superiores sobre a possibilidade de implementar o home office em alguns dias da semana, ou quando houver necessidade.

2- Fazer pausas regulares e garanta a saúde no trabalho

A saúde no trabalho também está envolvida com as pausas regulares. Se você é do tipo que tenta correr atrás do tempo o tempo todo, e se pune ficando sem pausas, cuidado! Esse tipo de atitude pode levar ao esgotamento psicológico, impactando em sua saúde de forma intensa.

Por isso, prefira sempre respeitar as pausas regulares para descansar a mente e corpo, mantendo o equilíbrio.

3- Investir em hábitos saudáveis

Os hábitos saudáveis também precisam ser incentivados no ambiente de trabalho. Por isso que tantas empresas oferecem convênios com dentistas, academias, nutricionistas, entre outros serviços.

Sendo assim, observe se em sua empresa estão sendo oferecidos esses incentivos de saúde no trabalho e, caso não esteja, vale a sugestão!

4- Investir em técnicas de relaxamento

As técnicas de relaxamento também pode ser exploradas no campo da saúde no trabalho. Práticas de meditação, por exemplo, são capazes de diminuir os picos de estresse e ansiedade que aparecem ao longo dos dias.

Reserve as suas pausas para esse tipo de prática e tenha um dia a dia muito mais leve e descontraído em seu trabalho.

5- A busca pela saúde mental

Por fim, observe se a saúde mental está sendo estimulada no ambiente corporativo. Ela é muito importante para que o dia a dia no trabalho seja bem administrado e para que as emoções se mantenham bem gerenciadas.

Para isso, o incentivo da psicoterapia e do autoconhecimento (em programas de desenvolvimento pessoal, por exemplo) podem aparecer no trabalho. Observe as oportunidades e use-as ao seu favor!

 

Como anda a sua saúde no trabalho? Como a sua empresa tem agido diante disso? Comenta aqui embaixo! 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.