Esgotamento psicológico: O que é? Como tratar?

esgotamento psicológico costuma ser erroneamente confundido com a sensação de fadiga mental que podemos sentir depois de um dia estressante ou corrido.

Entretanto, é preciso apontar as diferenças entre as duas sensações, para que dessa forma as melhores medidas de tratamento sejam tomadas.

Para que você entenda tudo sobre esta condição, acompanhe o nosso conteúdo de hoje.

O que é o esgotamento psicológico e quando ele acontece?

O esgotamento psicológico pode ser caracterizado pela sensação de perda de controle causado pelos picos de estresse e de ansiedade. É como se a pessoa sentisse que não é mais capaz de terminar suas atividades da maneira como deveria, ou dentro de um período necessário.

Além disso, a sensação de cansaço físico e mental esgota qualquer possibilidade de resiliência, e a pessoa se sente sem nenhuma alternativa para gerenciar os seus sentimentos e as emoções.

Vale destacar que o esgotamento psicológico não é o mesmo que a depressão. Isso porque um paciente depressivo tende a se culpar por tudo, enquanto que alguém que sofre com esse esgotamento costuma apontar o erro nos outros (rotina de trabalho, sociedade, etc.).

A sensação de aceleração também é evidente. E este tipo de quadro costuma acontecer devido ao acúmulo de estresse, além de rotinas extremamente corridas e desgastantes, que não criam atributos para que o indivíduo possa ter seus momentos de autocuidado, descanso e lazer.

Quais são as causas e sintomas?

As causas do esgotamento psicológico estão relacionadas diretamente com a rotina do indivíduo. Tarefas que não possuem fim; problemas que surgem e precisam ser resolvidos com urgência; e até mesmo atividades frenéticas e necessidade de concentração extrema o tempo todo.

O esgotamento é um reflexo do acúmulo de estresses que diversas atividades má-administradas podem provocar no indivíduo.

Vale destacar que este tipo de esgotamento não está associado apenas à questões do trabalho. Mas sim, pode aparecer em relacionamentos, cuidados com a casa, estudos, etc.

Quando há uma dificuldade em manter o equilíbrio mental diante de situações de estresse, o esgotamento pode surgir.

Aqui, os principais sintomas passam a fazer parte do cotidiano do sujeito. São eles:

  • Dificuldade para manter a concentração;
  • Irritabilidade excessiva;
  • Dificuldades para relaxar e aproveitar o tempo livre;
  • Dores de cabeça constantes;
  • Crises nervosas, com choros e sensação de perda de controle;
  • Dificuldade para finalizar quaisquer tipos de tarefas;
  • Problemas de digestão e perda ou ganho de apetite;
  • Aparecimento de distúrbios do sono.

Como lidar com a situação?

Lidar com a situação não é fácil, mas tampouco impossível. O primeiro passo sempre será o reconhecimento do problema.

Quando o indivíduo assume a sua posição diante do esgotamento psicológico, ele passará a abrir portas para lidar com os sintomas e os efeitos do problema.

A partir disso, algumas medidas poderão ser postas em prática:

  • Higiene do sono para dormir melhor: Sabemos que dizer para você “dormir bem” não é critério. Afinal, ninguém dorme mal porque quer. Mas sim, é cabível apontar que você precisa praticar a higiene do sono. Mas o que é isso? Basicamente você deve se preparar para dormir. Isto é, desconectando-se pelo menos 30 minutos antes de deitar na sua cama. Para isso, desligue o celular, a televisão e o computador. Procure não se alimentar com alimentos muito pesados a noite, e crie uma rotina de beber chás calmantes, como de banana e/ou camomila antes de dormir. Melhorar a qualidade do sono é indispensável para ter mais energia ao longo do dia.
  • Exercícios físicos de maneira regular: Os exercícios elevam a autoestima, fortalecem a saúde do corpo, gastam energia e melhoram o sono e ainda proporcionam muito prazer para o organismo.
  • Conversar sobre angústias e anseios: Não caia no erro de guardar tudo para si. Mas sim, gaste com palavras as suas angústias, pois esta é uma das melhores formas de encontrar caminhos valiosos para lidar com os anseios.
  • Fazer psicoterapia: A psicoterapia também pode entrar para esta lista. Faça-a e note o quanto o autoconhecimento e as descobertas podem lhe ajudar.
  • Alimentar-se melhor: Uma boa alimentação é essencial para o equilíbrio da saúde física e mental. E você não precisa fazer dietas de emagrecimento. Mas sim, consumir alimentos ricos em nutrientes importantes para o cérebro e o corpo.
  • Buscar hábitos saudável e calmantes, como meditar: Hábitos como meditação podem auxiliar – e muito – na redução do estresse e do esgotamento psicológico.
  • Delegar serviços e atividades: Não tente fazer tudo sozinho, pois isso irá apenas lhe sobrecarregar.
  • Reconhecer a sua posição (nem tudo depende só de você): Lembre-se que vivemos em sociedade, e que nem tudo depende apenas de nós, mas sim, do grupo. Por isso, exercite a paciência e trabalhe a diminuição da autocrítica.

O esgotamento psicológico é a realidade de muitas pessoas. Compartilhe este conteúdo para ajudá-las a ter uma vida mais saudável e leve.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.