Hábitos positivos para atingir o desenvolvimento pessoal

Investir em hábitos positivos para atingir o desenvolvimento pessoal é de suma importância se você pretende ter uma vida mais próspera e feliz. Para isso, pequenas mudanças no cotidiano precisam ser levadas em conta, afinal, tudo que fazemos no hoje impacta diretamente em nosso futuro.

E para lhe ajudar nessa “nova” trajetória, montamos um breve guia com algumas sugestões interessantes para que você crie ume vida com mais saúde e felicidade. Veja abaixo!

Hábitos positivos para atingir o desenvolvimento pessoal

Os principais hábitos positivos para atingir o desenvolvimento pessoal são:

1- Pratique a leitura diária

Ler é um exercício para o cérebro (físico) e para a nossa própria mente (abstrata). Ou seja, é a partir da leitura que passamos a adquirir mais conhecimento; experiências e aprendemos coisas novas. Além disso, todos estes conhecimentos são capazes de aumentar a nossa autoconfiança; autoestima e também melhora os nosso relacionamentos interpessoais.

2- Pratique a respiração diafragmática

Você já ouviu falar em respiração diafragmática? Este é, sem dúvidas, um dos hábitos positivos que mais impactam a nossa saúde e nosso bem-estar. Isso porque quanto mais profunda e lentamente nós respiramos, mais oxigenação chega em todas as células do nosso corpo, incluindo às cerebrais.

Com isso, tendemos a sentir um maior relaxamento e mais tranquilidade ao longo do dia, fazendo com que seja possível tomar decisões mais corretas e coesas. Para isso, comece a praticar a respiração lenta todos os dias, especialmente quando você se sentir estressado ou ansioso.

3- Tome consciência dos seus pensamentos negativos

Costumeiramente existem momentos em que agimos no famoso “piloto automático”, ou seja, sequer estamos prestando atenção em nossos pensamentos e vamos simplesmente tomando ações repetitivas em nossa vida. Dentre estes períodos, alguns pensamentos negativos surgem em nossa mente, fazendo com que desistamos de algo ou fracassemos em alguma coisa.

Por isso, um dos principais hábitos positivos para atingir o desenvolvimento pessoal é o de ser mais consciente dos seus pensamentos. Quando perceber que algo como “eu não consigo” surge em sua mente, pare e questione este pensamento e tente revertê-lo encontrando formas de “conseguir sim”!

4- Faça com que o seu sorriso seja um gesto corriqueiro

Você sabia que o sorriso é capaz de desencadear descargas em nosso cérebro? E que com isso nos sentimos mais motivados, felizes e prontos para os desafios da nossa rotina? Pois é!

O sorriso deve ser explorado especialmente em dias mais difíceis. Às vezes, sorrir para si mesmo, em frente ao espelho, já é uma ótima forma de explorar mais positividade no seu dia a dia.

E antes que você se questione, sim, vale sorrisos “falsos”. Isso porque o movimento da musculatura da face envia informações sobre o seu sorriso para o seu cérebro, fazendo com que ele se sinta mais calmo, tranquilo e feliz.

5- Encare as dores como um combustível

Não tente fugir das dores da vida a todo custo, acreditando que para ser feliz é preciso ter a ausência da tristeza/frustração. Pelo contrário! Compreenda o papel fundamental das dores em sua vida: são elas que lhe fortalecem e lhe apresentam caminhos mais promissores. Lembre-se, não existe felicidade sem a tristeza para se contrapor à ela.

6- Foque no “aqui e agora”

Apesar de vivermos em um mundo muito acelerado e que só pensa em “ganhar mais” ou “comprar mais”, um dos hábitos positivos para atingir o desenvolvimento pessoal é o de focar no “aqui e agora”.

Para isso, quando você sentir que a ansiedade do futuro ou a tristeza do passado está invadindo seus pensamentos e sentimentos, fale para você mesmo que é importante focar no “aqui e agora”. Assim, você começa a observar as sensações que o ambiente lhe propõe; as tarefas que estão sendo executadas neste momento e a sua respiração.

Aos poucos, isso acalmará os seus pensamentos e você notará que tem tempo para fazer uma coisa de cada vez.

7- Mantenha o contato com a natureza

O contato com a natureza também é um dos importantes hábitos positivos para atingir o desenvolvimento pessoal. Sem esse contato, tendemos a ser mais estressados e ansiosos, sempre acelerados com a rotina cotidiana.

Por isso, inclua momentos de contato com a natureza em sua rotina. Vale um banho de sol; um passeio no parque; o toque em uma flor; enfim! Crie essa proximidade com a natureza para respirar mais profundamente e se sentir mais leve.

8- Descubra o que você ama

Para finalizar a nossa lista, lembre-se de descobrir o que você ama! Por exemplo, você ama viajar? Crie metas para viajar mais. Você ama escrever? Experimente planejar um livro ou um blog. E assim por diante!

Quanto mais nos dedicamos, ao longo do dias, àquilo que amamos, mais felizes somos. Por isso, viva experiências, conheça lugares, assista filmes alternativos e ouça músicas diferentes. Quanto mais contato você tiver com coisas novas e diversas, maior será a chance de descobrir o que você ama e usar isso como o seu propósito de vida.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.