Saúde mental no ambiente de trabalho: Como melhorá-la e promovê-la?

saúde mental no ambiente de trabalho precisa ser promovida todos os dias, em diversas instâncias e âmbitos. Apenas dessa forma é que a qualidade de vida do trabalhador poderá ser desenvolvida de uma maneira coerente e justa. Para isso, trouxemos algumas dicas que podem lhe ajudar a ter um dia a dia mais saudável e feliz em seu trabalho. Acompanhe a seguir para saber mais.

Como promover a saúde mental no ambiente de trabalho

Para promover a saúde mental no ambiente de trabalho é necessário analisar todo o contexto. Como tem sido a sua rotina? O seu desempenho? Como você tem lidado com as adversidades que surgem no meio do caminho?

Ao responder a estes questionamentos, você já terá muito mais conhecimento de quais medidas podem ser tomadas para um trabalho mais saudável e motivador.

Agora, vamos às dicas que podem lhe ajudar diante dessas questões. Veja:

1- Comece falando sobre o que lhe incomoda para manter a saúde mental no ambiente de trabalho

Evite guardar os seus anseios apenas dentro de você. Alguma medida da empresa parece um pouco truncada para você? Então converse com o seu gestor. Aprenda a falar sobre as suas dúvidas e inseguranças, pois assim você evita o acúmulo de sentimentos e emoções negativos, e ainda pode auxiliar a gestão a melhorar a rotina de trabalho.

2- Entenda os seus limites e as suas capacidades

Saiba quais são os seus limites e as suas capacidades. Entenda, inclusive, que todas as pessoas possuem limites, e que eles são de suma importância para a saúde mental no ambiente de trabalho.

Observe quais são as suas habilidades e saiba usá-las ao seu favor, sem se sobrecarregar ou tentar atingir resultados que não fazem sentido. Lembre-se, é melhor dar um pequeno passo por dia, de forma constante, do que um passo largo por mês, não é mesmo?

3- Tenha pausas ao longo do dia e valorize-as

Seguindo o ponto acima, os seus limites devem lhe ajudar a ter pausas ao longo do dia. Sentiu que está esgotado psicologicamente? Pare por alguns minutos. Sentiu que perdeu o foco e está difícil voltar ao estágio inicial? Pare também. Assim, você cria uma rotina mais equilibrada e pautada na saúde mental no ambiente de trabalho.

4- Conheça bem a empresa que você trabalha

Conhecer a empresa, os serviços e os produtos também é fundamental. Assim como ficar por dentro das metas e dos objetivos. Afinal, é dessa forma que se torna possível se sentir parte da corporação, vendo-se como mais valorizado e incluído. Essas sensações são fundamentais para que a saúde mental no ambiente de trabalho se mantenha em dia.

5- Aprenda a dizer “não” para o seu chefe

Para finalizar, veja quantas vezes você teve dificuldade para dizer “não” para o seu chefe. Foram muitas, não é? Portanto, comece a exercitar essa sua capacidade. Não é só porque ele é o seu chefe que você deve acatar com tudo. É preciso manter o equilíbrio no trabalho e, para isso, dizer “não” também é importante. Lembre-se disso.

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