Rotina de trabalho eficaz: Dicas para aumentar o foco e a produtividade

Para termos uma rotina de trabalho eficaz é preciso pensar sobre a nossa organização, produtividade e o nosso foco. Assim, conseguiremos estipular estratégias de melhorias que sejam realmente eficientes e tragam bons efeitos. E para lhe ajudar neste sentido, trouxemos diversas dicas para você começar a pôr em prática hoje mesmo. Acompanhe e entenda.

Otimize seu tempo para ter uma rotina de trabalho eficaz

Comece a pensar em uma forma simples de ter uma rotina de trabalho eficaz: observando os seus momentos “livres”. Comece a pensar em quanto tempo você pode estar “perdendo” no cotidiano, sem se dar conta disso. Um exemplo seria o tempo dentro do transporte público ou dirigindo.

Agora, mensure quanto tempo por dia você passa por isso. Trinta minutos? Uma hora? Reflita. E, por fim, analise o quanto você poderia ouvir ou aprender durante esse tempo. Assim, você pode começar a incluir atividades nesses períodos e, dessa forma, otimizar o seu tempo.

Vale ouvir áudio livros ou podcasts e, caso você use transporte público, que tal ler um livro ou organizar o check-list do dia? Pense sobre isso!

Evite querer fazer mais de uma tarefa ao mesmo tempo

Nunca, em hipótese alguma, tente fazer mais de uma atividade ao mesmo tempo. Isso apenas prejudicará o seu rendimento e fará com que o seu desempenho no trabalho seja minimizado. Sendo assim, comece a estabelecer blocos de tempo para cada tarefa, de maneira separada.

Assim você consegue focar muito mais no que está fazendo e é capaz de aumentar o seu rendimento, já que o seu cérebro não terá que alternar a atenção entre uma coisa e outra.

Mantenha espaços abertos no seu planejamento diário

Na hora de estabelecer as suas metas diárias, lembre-se de permitir um pouco de flexibilidade no seu dia a dia. Embora possamos nos organizar com antecedência, os imprevistos podem aparecer. E para que você não tenha que “atropelar” o resto da rotina de trabalho, sempre permita que algum período do dia seja mais “livre”.

Caso nada de novo aconteça, use esse tempo para organizar o dia seguinte ou adiantar alguma tarefa importante.

Saiba exatamente quais são as suas prioridades em uma rotina de trabalho eficaz

Para se ter uma rotina de trabalho eficaz é preciso saber quais são as suas prioridades no dia, na semana e no mês. Sem esse conhecimento, tudo pode parecer confuso, e mesmo que você produza muito em um dia, a sensação que se tem é de que não se saiu do lugar. Portanto, anote e tenha sempre na altura dos seus olhos quais são as suas prioridades.

Observe a sua mesa, a sua cadeira e o seu espaço

Por fim, procure observar a sua mesa, a sua cadeira e o seu espaço de trabalho como um todo. Acredite, a limpeza, a organização e a ergonomia desses móveis pode transformar a sua rotina no trabalho. Afinal, quando estamos confortáveis, a tendência é que tenhamos um melhor rendimento no dia a dia.

Por isso, procure sempre manter tudo organizado e limpo e, caso sinta que a sua cadeira é desconfortável, vale solicitar algo mais apropriado para a sua carga de trabalho.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.