Home office: 3 dicas para ter mais qualidade de vida

A pandemia adiantou a tendência do home office no Brasil. Algumas empresas já falam em manter seus funcionários em jornadas definitivas desta forma, outras em um sistema híbrido (ou seja, alguns dias trabalhando do escritório e outros trabalhando em casa).

O home office também trouxe mais tranquilidade para aqueles que faziam longas viagens até o seu trabalho. Já que além do tempo, não precisam enfrentar a rotina de trânsito e metrô/ônibus lotados, o que era comum no dia a dia de muitos.

Leia também – Home office: Produtividade aumenta, mas bem-estar está em queda

Outro benefício foi o tempo a mais que pode ser usado com a família ou outras atividades de lazer, mas nem tudo são flores.

Como ser produtivo trabalhando no modelo home office? Como se organizar? Como separar a vida pessoal do trabalho? Veja abaixo dicas essenciais nesta caminhada:

Confira 3 dicas para melhorar sua qualidade de vida no home office

1. Não trabalhe na cama

Pode parecer até conselho de gerente rigoroso, mas ter um local adequado para o trabalho auxilia na concentração no home office e manda uma mensagem adequada para o seu cérebro.

Por isso, busque montar um espaço com mesa de escritório e cadeira confortável para o trabalho. Pode até parecer atrativo trabalhar deitado na cama, mas nem sempre é o ideal.

“Quanto mais você assiste TV na cama, joga videogame na cama e não dorme na cama, seu cérebro começa a aprender: ‘OK, podemos fazer qualquer uma dessas atividades na cama’. Ele começa a construir essas associações, que eventualmente evoluem para comportamentos condicionados”, disse BBC, Rachel Salas, professora associada de neurologia e especialista em sono da Universidade Johns Hopkins, nos EUA.

Isso sem falar no problema que trabalhar na cama sem apoios e postura adequada pode causar ao longo dos dias.

2. Crie uma rotina

Criar uma rotina no modelo de trabalho home office é essencial para que você tenha qualidade de vida. E consiga descansar e trabalhar nos horários certos.

“É importante ter uma rotina global. Como não há mais diferença espacial e temporal entre trabalho e lazer, você precisa construir essa diferença. Senão, não faz nenhuma das coisas bem”, afirmou ao Tribuna Fabiano Moulin, neurologista e médico-assistente do departamento de neurologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

3.Busque meditar ou fazer uma atividade para aliviar o estresse

O estresse pode atrapalhar não só a sua produtividade no home office, mas também o seu sono e outros momentos da sua vida.

Por isso, acrescente a sua rotina atividade que auxiliem no estresse. No caso da meditação, é possível baixar aplicativos de meditação guiada no seu celular ou então ver vídeos no Youtube.

Uma outra opção é praticar algum tipo de atividade física, já que esta atitude libera uma importante substância: a serotonina. Ela auxilia, por exemplo, na regulação do seu humor e sono.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.