Dicas de Comportamento – Entrevista de Emprego Individual ou Em Grupo

O seu comportamento em uma entrevista de emprego e o seu sucesso profissional

O seu comportamento em uma entrevista de emprego pode direcionar assertivamente a sua carreira profissional. Por isso, é importante que se atente a alguns detalhes para que possa direcionar o seu comportamento e aumentar as chances de sucesso dentro de um processo seletivo.

 O seu corpo fala

A linguagem corporal é um fator muito importante na rotina das pessoas. Principalmente, dentro de um processo de entrevista de emprego. Sendo assim, atente-se à maneira como você se direciona às pessoas. Bem como, atente-se também ao seu tom de voz e a maneira como você constrói a sua narrativa.

Além disso, o aperto de mãos precisa ser firme e você deve sempre ficar de frente para o seu entrevistador. Sendo assim, não cruze os braços e as pernas, nem coloque bolsas e mochilas na frente do seu corpo, como se você estivesse se protegendo.

Essas são as linguagens corporais que demonstram que você não está disposto a escutar o que está sendo dito. Além disso, evite gesticular excessivamente ou balançar os pés.

 Sua trajetória profissional

A sua própria trajetória profissional é um diferencial que muitas pessoas desconhecem e acabam ficando aquém do seu potencial dentro de uma entrevista de emprego.

No entanto, esse conhecimento não diz respeito somente ao fato de você saber que trabalhou em algumas empresas, e sim ao fato de você analisar de maneira aprofundada o que você realmente aprendeu e o que você pode ditar como fator que contribuirá para seu novo empregador.

 O trabalho em equipe e a entrevista de grupo

Muitas empresas aplicam entrevistas feitas em grupo, ou ainda, dinâmicas que viabilizem o trabalho em equipe. Sendo assim, é importante que se atente ao seu próprio comportamento dentro de uma situação como essa. 

Isso porque, como um candidato, pode acabar se sentindo incapaz de transmitir profissionalismo em um processo seletivo feito em grupo por conta do comportamento de outros candidatos.

Foque no entrevistador

 Isso porque alguns candidatos falam muito alto ou contam narrativas muito extensas. No entanto, não se atente a esses fatores, pois os entrevistadores estão preparados para esse tipo de situação.

A entrevista em grupo não é um concurso de quem fala mais alto ou de quem cria a história mais mirabolante. É exatamente para analisar o comportamento das pessoas quando estão em grupo e o quanto se ajudam que as entrevistas em grupo acontecem.

Por isso, mantenha um tom de voz assertivo, foque na sua narrativa e não interrompa os demais. Dessa forma, você mantém o foco e aumenta as suas chances de sucesso dentro de uma entrevista de emprego.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.