SAIU O PRESENTE! INSS realiza pagamento da 2ª parcela do 13º salário e alegra brasileiros

Veja se você está na lista de quem receberá

A partir de hoje, o INSS dará início ao pagamento da 2ª parcela do 13º salário para um determinado grupo de pessoas. Serão beneficiados aposentados, pensionistas e beneficiários que recebem acima de um salário mínimo (R$ 1.320).

Os primeiros a receber a 2ª parcela do 13º salário serão os beneficiários com NIS terminado em 1 ou 6. Em seguida, serão contemplados os aposentados e pensionistas com NIS terminado em 2 ou 7.

2ª parcela do 13º salário será paga e fará a alegria dos beneficiários do INSS

Os pagamentos terão início hoje (03) e serão concluídos até o dia 7 de julho. O décimo terceiro será pago juntamente com o benefício referente ao mês de junho. Para aqueles que recebem até um salário mínimo, os depósitos tiveram início em 26 de junho e também serão finalizados no próximo dia 7.

A segunda parcela pode ser reduzida devido ao desconto do Imposto de Renda. Em 2023, o governo atualizou a tabela do IR, resultando em um menor número de segurados sujeitos a essa dedução. O valor já está disponível para consulta no site do INSS ou no aplicativo Meu INSS.

Conforme informado pelo governo, cerca de 30 milhões de pessoas receberão o décimo terceiro salário. Ao todo, serão pagos R$ 62,6 bilhões aos beneficiários nesta antecipação.

A primeira parcela do décimo terceiro começou a ser paga entre maio e junho. Têm direito a receber esse benefício todos os segurados do INSS que tenham recebido auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão em 2023.

Normalmente, a 1ª e a 2ª parcela do 13º salário são pagas no segundo semestre, entretanto, o governo tem antecipado esse benefício. Este é o terceiro ano consecutivo em que o pagamento tem início no primeiro semestre. Anteriormente, as parcelas eram depositadas em agosto e novembro.

Quem tem direito a receber o 13º salário do INSS

O 13º salário do INSS é um direito de aposentados, pensionistas e demais beneficiários do INSS. Por lei, não têm direito ao 13º salário do INSS os segurados que recebem benefícios assistenciais.

Como consultar o valor a receber

Para consultar o valor do 13º salário do INSS, os beneficiários podem acessar o site ou aplicativo Meu INSS e fazer login com a conta gov.br. A consulta ao valor da primeira parcela do 13º salário foi liberada pelo INSS a partir do dia 21 de maio de 2023. Além disso, os beneficiários também podem consultar o valor a receber pelo telefone 135. É importante lembrar que a primeira parcela do 13º salário do INSS é isenta de descontos de impostos.

SAIU O PRESENTE! INSS realiza pagamento da 2ª parcela do 13º salário e alegra brasileiros
Veja se você está na lista de quem receberá – Imagem: Adobe Stock

Como criar uma conta gov.br?

Para criar uma conta gov.br, siga os seguintes passos:

  • Acesse o site ou aplicativo Meu INSS (Android e iOS) e clique em “Entrar” no canto superior direito da tela;
  • Clique em “Cadastre-se” e selecione a opção “gov.br”;
  • Digite o seu CPF e clique em “Continuar”;
  • Aceite os termos de uso e política de privacidade;
  • Preencha o formulário com seus dados pessoais, como nome completo, data de nascimento, nome da mãe e estado em que nasceu;
  • Responda algumas perguntas sobre sua vida profissional para confirmar sua identidade;
  • Crie uma senha para acessar a conta;
  • Valide a conta por meio de um dos bancos credenciados ou por meio de validação facial no aplicativo Meu gov.br;
  • Após a validação, faça login no Meu INSS com a conta gov.br criada.

Quais são os bancos conveniados?

Os bancos conveniados para criar uma conta gov.br são:

Esses bancos permitem a criação da conta gov.br por meio da geração de uma senha temporária, que deverá ser trocada no primeiro acesso. Além disso, é possível confirmar a criação por meio de validação facial no aplicativo Meu gov.br.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.