Saiba Como Tornar o Cartão de Crédito Sem Anuidade Seu Aliado Financeiro

Como um cartão de crédito sem anuidade pode ser um aliado das minhas finanças?

Ter um cartão de crédito sem anuidade pode ser uma vantagem importante dentro do planejamento financeiro pessoal. Por isso, é importante se atentar a alguns pontos para que um cartão de crédito sem anuidade complemente as suas finanças.

Entenda a sua situação e tenha um parâmetro real para iniciar seus planos

Primeiramente é importante que você verifique a sua situação financeira atual. Pois, entender a sua real situação te dará um parâmetro maior sobre as vantagens de adquirir um cartão de crédito sem anuidade.

Para que você tenha um parâmetro real da sua situação financeira você precisa analisar seus gastos fixos e seus gastos variáveis. De forma sucinta, seus gastos fixos são seus custos de vida. Ou seja, contas que você precisa pagar impreterivelmente, como fornecimento de água, energia elétrica, telefone, internet, plano de saúde, escola etc.

Já os seus custos variáveis são compras que você pode fazer sazonalmente, ou ainda, coisas que você mantém, mas pode viver sem, como um assinatura de streaming, por exemplo.

Separar custos fixos e variáveis direcionam uma poupança 

Realizando essa separação você consegue ter um mapeamento da sua vida financeira. Ou seja, é possível que você saiba o quanto você realmente ganha, o quanto você realmente gasta e o que você pode fazer com o valor restante. Dessa forma, o cartão de crédito sem anuidade pode ser um aliado.

Existem alguns métodos prontos para direcionar a vida financeira da pessoa física. Todavia, você pode consultar algumas dessas ideias como sugestões e adaptá-las à sua situação real.

Por exemplo, é possível que você viabilize uma poupança a partir de um valor baixo, desde que você alimente esse hábito. Sendo assim, conforme a situação financeira melhorar, você pode aumentar o valor direcionado para a poupança. 

Método do pote e regra dos 50-15-35

A metodologia do pote é uma sugestão de plano de finanças para viabilizar uma poupança. Você pode consultar este link e entender melhor o funcionamento. Bem como, você pode também fazer uso do método chamado regra dos 50-15-35, que também é uma sugestão de divisão para as suas finanças.

Um cartão de crédito sem anuidade pode ajudá-lo, desde que você faça uso dessas possibilidades. Além disso, é uma troca justa, já que você deixará de pagar taxas para bancos tradicionais e passará a ter um cartão sem nenhuma tarifa.

Todavia, é importante se atentar ao valor referente aos juros e procurar centralizar as suas compras em um único cartão. Certamente, agindo dessa forma, o cartão de crédito sem anuidade será um aliado às suas finanças pessoais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.