A Poupança é Resultado dos Seus Hábitos Financeiros

A poupança e seus hábitos de vida são fatores interligados 

É importante que uma pessoa direcione um valor mensal para uma poupança, ainda que seja um valor baixo. Isso porque guardar dinheiro é um hábito. Por isso, veja algumas dicas para que você possa viabilizar seu fluxo financeiro e direcionar valores para uma poupança.

Não espere ganhar mais

 Muitas pessoas não guardam dinheiro alegando que poderão guardar dinheiro somente quando sua renda for maior. Todavia, se você analisar a sua própria trajetória financeira, você já teve aumento de ganhos e não guardou dinheiro. Isso porque a vida é cheia de fatores não controláveis. Assim, conforme você ganha mais, surgem novas responsabilidades e desejos de consumo.

Sendo assim, essa pode ser uma mentira que você está contando a si mesmo para adiar o seu planejamento financeiro. Quantas pessoas que você conhece ganham relativamente bem (conforme seus critérios) e estão sempre endividadas?

O seu hábito financeiro dá direção às suas finanças, mais do que as promoções que você possa ter tido, ou ainda venha a ter, na empresa em que trabalha.

 Ah… mas não sobra!

Não sobra e nem vai! (Desculpe, essa verdade dói, eu sei). Porém, se você for uma pessoa que espera sobrar dinheiro para guardar, está com foco em um diferente resultado, sem alterar o processo.

Seus hábitos atuais estão alimentando esse fluxo. Por isso, caso você ganhe mais amanhã, terá outras coisas para pagar ou comprar e nunca você vai deixar sobrar esse “dinheiro de guardar”.

Por isso, a sua poupança não deve ser fruto de uma sobra e sim deve estar viabilizada dentro de um planejamento. Ou seja, a poupança é fruto do seu hábito.

 O foco é no hábito

Guardar dinheiro não é uma ação isolada, é fruto do seu hábito de vida. Por isso, se você sempre foi uma pessoa que nunca conseguiu controlar suas finanças, pode ser que guardar dinheiro se torne um desafio pessoal.

No entanto, se você focar no hábito, fica mais fácil. Sendo assim, separe uma porcentagem do valor de seu salário para a sua poupança, ainda que esse valor seja baixo e você acha irrisório. Entenda que você estará criando um novo hábito e isso fará toda a diferença no seu futuro.

Pois, a tendência é que com o passar do tempo e com as suas melhorias financeiras, você guarde dinheiro de uma forma bem mais natural.

Por isso, a poupança é fruto do seu hábito e não somente da sua situação financeira, mesmo que isso impacte em determinados períodos da sua vida. Sendo assim, você pode viabilizar uma reserva de emergência e, posteriormente, poderá criar metas de  poupanças específicas para seus planos de vida. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.