Prefeito de Fortaleza pede Auxílio Emergencial na CNN Internacional

O Prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) deu uma entrevista para a emissora CNN neste último final de semana. A entrevista começou a viralizar pelas redes sociais desde este domingo (18). Na entrevista em questão, ele diz que o Brasil precisa da ajuda da comunidade internacional para pagar o Auxílio Emergencial.

Sarto deu a entrevista inteira em inglês. Seja como for, o vídeo com a tradução em legendas já está circulando pela internet. Sarto diz que o Brasil está passando por uma “emergência sanitária”. Diz ainda que as pessoas estão com fome porque não estão podendo trabalhar.

Ele não chegou a criticar diretamente os valores do novo Auxílio Emergencial. Mas apesar disso, disse que esses valores seriam insuficientes para a população que precisa neste momento. Ele foca toda a sua crítica no Presidente Jair Bolsonaro.

“Nosso presidente tem uma posição política, ele é o único líder no mundo que não concorda com isolamento, com lockdown, ele é contra as vacinas. No início da pandemia, ele disse que a covid era apenas uma “gripezinha”, disse Sarto na entrevista para a CNN.

Ele disse ainda que o mundo precisa “fazer pressão no Brasil”. “É uma pena para a gente constatar isso, mas precisamos ver isso como é, é uma realidade. Por isso o consórcio de prefeitos está tentando entrar em contato com organizações internacionais para conversar e pedir ajuda, para trazer paz. Não é política, a gente só quer tentar salvar vidas”, disse ele.

Consórcio de Prefeitos

Esse consórcio de Prefeitos a que Sarto se refere está em uma espécie de campanha internacional para chamar a atenção do mundo para o Brasil. O objetivo desses Prefeitos é fazer com que os outros países possam ajudar o Brasil de alguma forma. O consórcio escolheu Sarto como a voz dessa entrevista.

Recentemente, os prefeitos deste grupo gravaram um vídeo com uma espécie de alerta para o mundo. Neste vídeo, eles dizem que o Brasil está passando por um momento difícil. Além disso, eles repetem que o resto do mundo precisa ajudar o Brasil com esta questão.

O consórcio conta com diversos prefeitos do Brasil. Entre eles, por exemplo, está o Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM). Ele também participou do vídeo em questão e falou que o povo brasileiro está passando por um momento difícil com a pandemia agora.

Críticas ao pedido de Auxílio

Muita gente vem elogiando essa iniciativa desse grupo de prefeitos neste momento. No geral, essas pessoas argumentam que esses gestores estão tentando buscar ajuda de fora em um momento importante. Nas redes sociais, muita gente compartilhou o vídeo de Sarto na entrevista com a CNN.

Mas não há como negar que muita gente também criticou a iniciativa. Algumas pessoas disseram, por exemplo, que seria um exagero dizer que o Governo Federal não estaria ajudando os estados e municípios neste momento. O debate portanto tende a ir longe nas redes sociais.

O Governo Federal começou a pagar o novo Auxílio Emergencial no último dia 6 de abril. De lá até aqui o Governo já pagou a primeira parcela do programa para milhares de pessoas. Os valores, no entanto, são alvos de críticas. São quatro parcelas que variam entre R$ 150 e R$ 375.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.