Tudo aquilo que você precisa saber sobre a Al-Qaeda

Al-Qaeda: um resumo

A Al-Qaeda é uma organização responsável por organizar uma série de ataques contra o mundo Ocidental.

Grande parte desses ataques obtiveram uma notável repercussão midiática, o que faz com que eles sejam cobrados com frequência nas principais provas de Atualidades e de História do país.

Al-Qaeda: Introdução

Criada por Osama Bin Laden, a Al-Qaeda é uma organização formada por fundamentalistas islâmicos de diversos países. A criação do grupo ocorreu no ano de 1989, com o objetivo de lutar contra a invasão soviética no Afeganistão. Na época de sua criação o grupo recebeu apoio dos EUA, uma vez que os seus membros eram anti-soviéticos. Assim, os EUA forneceram grandes quantidades de armas e também   treinamento para os militares do grupo.

Al-Qaeda: Osama Bin Laden

Em 1991, Osama Bin Laden foi expulso da Arábia Saudita pelo Rei Fahd por sua oposição a permanência dos soldados americanos na região que foi o berço do profeta Maomé, durante a Guerra do Golfo. Com isso, ele se instalou no Sudão e comandou os primeiros atentados contra as instalações militares estadunidenses por cinco anos,. Posteriormente, Bin Laden retornaria ao Afeganistão, construiria campos de treinamento para a Al-Qaeda e se tornou colaborador do Talibã, um grupo político que atua no país.

Al-Qaeda: Ataques

Um dos grandes ataques organizados pela Al-Qaeda foi o Atentado de 11 de setembro de 2001, em Nova York e em Washington, que matou milhares de pessoas por meio do uso aviões.

A campanha terrorista contra os ocidentais havia se iniciado principalmente por motivos políticos, uma vez que os Estados Unidos aplicavam uma série de medidas opressoras contra os muçulmanos. Na época do ataque, Bin Laden foi responsabilizado pelo atentado, porém não foi encontrado e continuou atuando de outras formas.

Osama Bin Laden seria encontrado e morto somente quase uma década após a invasão estadunidense no Afeganistão.

Mesmo com a morte de Bin Laden, os ataques realizados pela Al-Qaeda aos muçulmanos não terminaram. Podemos citar, por exemplo, o ataque ao consulado do Reino Unido em Istambul, na Turquia, no ano de 2013.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.