Poupança: reserva de emergência e processo não linear

Elabore uma poupança para além da reserva de emergência, ainda que seja um processo não linear. Veja dicas relevantes!

Uma poupança é um objetivo pessoal que possibilita outros planejamentos. Por isso, é possível que você direcione uma poupança para uma reserva de emergência, ao passo que também é possível que você elabore uma poupança considerando fatores diversos.

Poupança: reserva de emergência e processo não linear

 Sendo assim, você pode elaborar um planejamento financeiro objetivando uma reserva de emergência. Posteriormente, direcionando valores para outras finalidades. Além disso, é possível que você direcione seus investimentos para além da poupança, otimizando seus fluxos pessoais, já que o mercado de investimentos está cada vez mais popular e oferece muitas opções para novos investidores.

Tenha clareza sobre a sua situação financeira atual

No entanto, para que você elabore um fluxograma pensando em longo prazo, é necessário que você tenha clareza sobre a sua situação financeira atual. Para que tenha essa clareza, faça um mapeamento sobre a sua situação atual, de maneira que você consiga analisar de forma objetiva quais são as possíveis ações que podem ser tomadas por você.

Faça trocas importantes e econômicas 

 No entanto, é importante ressaltar que tais ações não precisam ser radicais. Você pode realizar algumas trocas financeiramente importantes. Por exemplo, você pode trocar uma TV a cabo por um streaming, ou ainda, trocar um cartão de crédito comum e tarifado por um uma opção sem anuidade. 

Dessa forma, você deve direcionar os valores economizados para a sua poupança. Posteriormente, você poderá realizar ajustes nos valores, de maneira que eleve os valores poupados. Todavia, é importante que você direcione os valores para a sua poupança com a finalidade de elaborar uma reserva de emergência.

Foque nos seus hábitos 

Quando você foca em seus hábitos pessoais e de consumo, guarda valores organicamente e o hábito de poupar se torna natural. Dessa forma, é importante que você foque em seus hábitos e não exatamente nos valores, a princípio, dentro do seu planejamento financeiro.

Reserva de emergência por meio de hábitos financeiramente saudáveis

Posteriormente você poderá realizar outras metas para além da reserva de emergência. Visto que, conforme sugerem os especialistas de finanças, é importante poupar até seis vezes o valor da sua renda mensal em caráter de emergência.

Tenha paciência com o seu processo e não desista de adquirir novos hábitos

No entanto, não se pressione por conta do valor e coloque o foco em seus hábitos. Pois, ainda que precise de prazos mais longos, atingirá seus objetivos de forma contínua, ainda que o processo ocorra de maneira não linear.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.