Planejamento financeiro: a adaptabilidade assertiva para a poupança

A elaboração de um planejamento financeiro pessoal deve ocorrer de forma direcionada e assertiva. Veja dicas!

A elaboração de um planejamento financeiro pessoal deve ocorrer de forma direcionada e assertiva. No entanto, essa objetividade pode ser bastante desafiadora para quem não realiza nenhuma forma de gestão financeira pessoal.

Planejamento financeiro: a adaptabilidade assertiva para a poupança

Sendo assim, são muitas etapas pertinentes a tal elaboração, por isso, os pontos aqui citados devem ser adaptados à sua rotina e objetividade.

É importante que você separe seus custos fixos de seus custos variáveis, de modo que você tenha clareza sobre quais são as suas possíveis ações e mudanças dentro da sua rotina.

Elabore um planejamento financeiro resolutivo

Primeiramente, para que o seu planejamento financeiro seja resolutivo, é importante que faça um mapeamento de sua situação financeira atual. Esse mapeamento é uma espécie de separação de seus gastos fixos e variáveis. Sendo assim, após separá-los é importante categorizá-los.

Gastos fixos e variáveis 

Resumidamente, são gastos fixos os gastos referentes à manutenção da sua rotina, como o fornecimento de água, energia elétrica, gás, telefone, plano de saúde, supermercado, internet, aluguel etc. Já os demais gastos são variáveis, ainda que sejam parcelamentos, visto que possuem data final.

Ferramentas de gestão na sua administração financeira pessoal

Por isso, para facilitar essa administração financeira pessoal, você pode realizar trocas de rotina e utilizar ferramentas de gestão. Dessa forma, para que o seu controle se torne facilitado, é possível que utilize ferramentas de gestão, como o Trello. Visto que essa é uma ferramenta que facilita a definição de metas empresariais e pessoais.

É possível realizar trocas financeiramente viáveis

Além disso, dentro do seu planejamento, é possível realizar trocas financeiramente viáveis. Por exemplo, você pode trocar um cartão de crédito tarifado por uma opção sem anuidade, visto que as fintechs oferecem serviços bancários de qualidade com isenção total de tarifas. Sendo assim, você pode direcionar os valores economizados para a sua poupança.

Reserva de emergência pode ser um desafio no seu planejamento financeiro pessoal

Direcionar valores para uma poupança pode ser um desafio pessoal para muitas pessoas. Por isso, é muito importante que você faça um planejamento financeiro objetivando uma reserva de emergência. Além disso, tenha a poupança como um hábito, direcionando todos os valores oriundos de suas mudanças, ainda que sejam valores baixos.

Alcance metas pessoais através da elaboração assertiva da poupança

Posteriormente à elaboração de uma reserva de emergência, é possível que você alcance outras metas pessoais através da elaboração assertiva da poupança, direcionando valores fixos para essa finalidade. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.