Poupança requer direcionamento e trocas inteligentes

Poupança e seus hábitos de finanças 

A poupança requer que você direcione seus hábitos de consumo para seus objetivos imediatos e em longo prazo.

Por isso, muitas pessoas iniciam uma poupança para uma finalidade específica, como uma reserva de emergência e, posteriormente, direcionam valores para objetivos em longo prazo.

Viabilização de outras opções de investimentos 

 Além disso, é possível viabilizar valores para outras opções de investimentos, como o Tesouro Direto e CDB, por exemplo.

 No entanto, independentemente da opção escolhida por você para direcionar valores, é importante que você tenha o hábito de poupar.

Trocas financeiramente inteligente

Sendo assim, esse hábito deve estar amparado por um planejamento financeiro pessoal, de modo que você questione seus hábitos de consumo e faça trocas financeiramente inteligentes.

Por exemplo, é possível que você faça trocas de produtos pagos por produtos totalmente gratuitos, como uma conta bancária tradicional por uma conta bancária digital, oferecida por uma fintech.

Cartão de crédito sem anuidade e conta bancária digital 

Bem como, você pode realizar o mesmo tipo de troca entre os cartões de crédito. Ou seja, você pode trocar o cartão de crédito tarifado por um cartão de crédito sem anuidade. Já que são trocas nas quais você economiza valores sem perder a funcionalidade dos produtos.

 Além disso, você pode verificar outras opções que viabilizem economias, ainda que sejam valores baixos. Assim sendo, é importante que esses valores sejam direcionados para a sua poupança.

Modifique a sua relação com o dinheiro 

Certamente, esse hábito em longo prazo irá modificar a sua relação com dinheiro, o que fará muita diferença em longo prazo. 

Além disso, você pode verificar os excessos de produtos que possui em casa e, desde que estejam em bom estado de conservação, pode vendê-los pela internet, por exemplo. Assim, direcionando valores para uma poupança.

Direcionar valores fixos e elevados para diferentes finalidades

Dessa forma, você elimina os excessos e trabalha seus hábitos econômicos com foco nas mudanças.

Posteriormente, conforme as suas finanças melhorarem, você poderá focar em valores fixos e elevados para diferentes finalidades.

Metodologias para a poupança 

Falamos sobre algumas metodologias direcionadas para a poupança, como o método do pote e o método simplificado. Você pode conferi-los clicando nos destaques.

Certamente esses métodos precisam de hábitos econômicos. Por isso, são complementares.

Além disso, ao direcionar os valores baixos para uma poupança, você conseguirá questionar os seus hábitos de compra naturalmente, o que também fará diferença em longo prazo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.