Dicas Para o Seu Planejamento Financeiro Pessoal

Concessões e negociações dentro de um planejamento financeiro pessoal 

O planejamento financeiro pessoal requer que você faça algumas concessões e negociações, sendo assim, é importante planejar suas finanças e viabilizar uma poupança através da análise de seus hábitos de rotina.

Muitas pessoas desejam mudar sua postura financeira para que possam viabilizar uma poupança. No entanto, acabam procrastinando essa objetividade. Todavia, é importante começar um planejamento financeiro atual, considerando o cenário, verificando sua renda mensal.

É possível viabilizar uma poupança através de mudanças na rotina

Já que o planejamento financeiro pessoal e a viabilização da poupança é possível para todas as pessoas, independentemente de sua renda mensal. Uma vez que muitas pessoas que possuem uma elevada renda estão endividadas, ao passo que há pessoas que possuem uma renda menor, porém, conseguem guardar dinheiro. 

Por isso, a poupança está muito mais ligada à forma como a pessoa se relaciona com as finanças do que exatamente aos valores.

Faça um mapeamento de sua situação real 

Inicialmente, o importante é que você faça um mapeamento da sua situação atual no que diz respeito às suas finanças.

Sendo assim, separe suas dívidas para que você tenha valores atualizados e possa verificar a possibilidade de negociá-las. Bem como, separe os custos fixos e variáveis, sendo que os custos fixos são tudo o que diz respeito a sua sobrevivência, como as contas de consumo relacionadas ao fornecimento de água, energia elétrica, plano de saúde, aluguel, supermercado etc.

Já os custos variáveis são todos os demais. Por isso, essa separação permite verificar quais hábitos de consumo podem ser mudados com o passar do tempo. Além disso, você pode verificar a possibilidade de viabilizar uma poupança através de pequenas trocas. 

Trocas que direcionam seus hábitos de consumo

Por exemplo, pode realizar a troca de um cartão de crédito tarifado por um cartão de crédito sem anuidade. Assim, você aumenta suas chances de direcionar valores para poupança, ainda que sejam valores sejam baixos. Ou seja, ao realizar mudanças, você economiza dinheiro, ainda que seja valores relativamente baixos. 

No entanto, procure direcionar esses valores para uma poupança. Dessa forma, você irá direcionar seus hábitos para economizar em longo prazo e direcionar valores mais elevados com o passar do tempo.

Certamente, um planejamento financeiro pessoal requer mudanças de comportamentos, porém, é totalmente possível que qualquer pessoa viabilize uma poupança. Ainda que pareça difícil no início, uma vez que as mudanças podem ocorrer de forma não linear. Por isso, é necessário que você tenha paciência com seu processo, já que mudar requer esforço, disciplina e dedicação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.