Poupança: metas pessoais e planejamento financeiro

Para viabilizar uma poupança é necessário que tenha clareza sobre suas metas pessoais e faça um planejamento financeiro. Saiba mais!

A poupança e o seu planejamento financeiro 

 É possível elaborar uma poupança através de um correto planejamento financeiro. No entanto, para isso é importante realizar uma poupança através de um planejamento direcionado.

Porém, para muitas pessoas, esse direcionamento pode ser um desafio, por isso, o primeiro passo é organizar as suas finanças para que tenha clareza sobre suas metas pessoais. 

Separe suas metas pessoais e tenha clareza sobre valores e tempo para realizá-las

A viabilização de uma poupança requer mudanças, por isso, é importante realizar uma poupança por meio de metas pessoais, ainda que seja algo resolutivo apenas em longo prazo. Dessa forma, poderá criar um caminho para realizar suas metas, partindo do seu momento atual. 

Primeiramente, separe as suas metas pessoais para que tenha clareza sobre valores e tempo para realizá-las. Pois, por meio dessa definição,  você torna possível alcançar as suas metas pessoais.

Além disso, ao elaborar suas metas, você poderá ter clareza sobre quais ações são necessárias,e assim, naturalmente irá diminuir suas compras por impulso. 

 Controle os seus hábitos financeiros através de aplicativos de finanças ou por meio de ferramentas específicas de gestão

É possível controlar os seus hábitos financeiros através de aplicativos de finanças ou por meio de ferramentas específicas de gestão, como o Trello. Certamente você conseguirá ter uma maior clareza sobre a sua situação atual para que possa verificar quais ações você pode tomar.

Verifique a possibilidade de acordos financeiros 

Por exemplo, caso você seja uma pessoa que está em uma situação de endividamento, é importante que verifique a possibilidade de realizar acordos. O Feirão Serasa Limpa Nome oferece acordos interessantes para o consumidor, já que seus descontos podem chegar a até 90% do valor atual da dívida.

Faça trocas financeiramente viáveis

Além disso, existem trocas financeiramente viáveis que devem ser feitas, considerando ajustes dentro da sua rotina. Por exemplo, você pode trocar uma TV a cabo por um streaming, bem como, você pode trocar o cartão de crédito tarifado por um cartão de crédito sem anuidade.

Dessa forma, por meio de pequenas trocas que podem gerar economia, ainda que seja algo considerado irrelevante, você poderá alimentar o hábito da poupança.

Ao direcionar valores economizados para a poupança, você irá criar um hábito de guardar dinheiro. Assim sendo, com o passar do tempo, você poderá direcionar valores fixos e elevados para essa finalidade. Certamente, ao ver a poupança como um hábito, suas metas pessoais se tornam realizáveis em longo prazo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.