Poupança: flexibilidade e mudança de conceito 

Você pode elaborar uma poupança de maneira planejada, ainda que seja um processo faseado. Confira algumas dicas relevantes!

Você pode elaborar uma poupança de maneira planejada, ainda que seja um processo faseado. No entanto, para isso, você deve realizar um planejamento financeiro que contemple suas metas pessoais.

Poupança: flexibilidade e mudança de conceito 

É comum que uma pessoa que se encontra em uma situação financeiramente negativa, acabe por abdicar de planejar suas finanças. Entretanto, ao negligenciar essa necessidade, você cria um processo contraproducente, no qual você alimenta o ciclo de endividamento e descontrole. Sendo assim, você pode obter a poupança como um conceito relacionado aos seus hábitos de compra e consumo, e não exatamente como o valor monetário guardado.

Acompanhe o seu planejamento

É aconselhável que realize o seu planejamento financeiro através de ferramentas de gestão ou aplicativos, pois você deverá realizar o acompanhamento de suas metas iniciais, de modo que você possa modificá-las com o passar do tempo.

Faça trocas financeiramente viáveis

Dentro da sua rotina, você deve verificar a possibilidade de gerar economia doméstica. Além dos fatores relacionados ao seu consumo, você também pode verificar algumas trocas que sejam financeiramente viáveis. Por exemplo, você pode trocar o cartão de crédito tradicional por uma opção isenta de tarifas, dessa maneira, você estará gerando economia sem abdicar do serviço.

O resultado do seu processo

Por conseguinte, você deve direcionar o valor economizado para a poupança, certamente, o valor será irrisório. No entanto,  a poupança deve ser vista como o resultado do seu processo, por isso, não deve ser vista pelo ponto de vista monetário. Visto que dessa forma você estará visualizando de maneira tangível as mudanças no seu processo; o que será de grande valia para que você adquira um relacionamento saudável com o seu dinheiro.

Investimento de renda fixa

Posteriormente, você poderá direcionar valores fixos para a poupança, ou ainda, para outras opções de investimento de renda fixa; já que a poupança como um hábito se refere ao fato de você controlar suas finanças e passar a questionar os seus impulsos de compra.

Dessa forma, você criará um caminho relevante para o seu futuro financeiro. Pois, ao se habituar a poupar, você passará a entender a poupança como um processo, e não como um sacrifício pontual; o que será de grande valia para que você possa obter sucesso em longou prazo.

Seja flexível no seu processo

No entanto, você não deve criar um processo muito rigoroso, já que a autocobrança pode fazer com que você abandone todo o seu fluxo. Portanto, defina suas metas, porém, tenha flexibilidade, já que você pode alcançá-las de forma não linear. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.