Planejamento financeiro: consumo planejado e consciente

Faça um planejamento financeiro flexível, com foco no consumo planejado e consciente. Confira algumas dicas relevantes e adaptáveis!

O planejamento financeiro é necessário para todas as pessoas, por isso, é relevante que atente-se a alguns pontos para tirar melhor proveito do seu dinheiro.

Planejamento financeiro: consumo planejado e consciente

É muito importante saber como utilizar o seu dinheiro da forma mais favorável, possibilitando o equilíbrio das finanças pessoais, enfrentamento de imprevistos financeiros e planejando o seu futuro. A educação financeira é uma necessidade de todos, porém, nem sempre é atendida desde a infância. Entretanto, é possível educar-se financeiramente, ainda que seja um processo faseado e não linear. 

Defina metas e planeje as etapas do seu processo

Transforme seus sonhos em planos, elaborando processos e definindo metas. Tenha clareza sobre suas metas e defina etapas.  Além disso, é fundamental que equilibre suas escolhas, contendo os seus impulsos de compra e escolhendo por opções financeiramente viáveis. Diferencie o que precisa do que quer, dessa forma, poderá educar o seu próprio pensamento e poderá priorizar as suas necessidades. 

Faça uso de ferramentas de gestão no seu planejamento financeiro

Para essa definição você pode fazer uso de ferramentas de gestão ou aplicativos de finanças. O Trello é uma ferramenta de gestão bastante eficiente, pois permite que personalize o seu planejamento, movimentando os cartões para que você tenha clareza sobre suas ações.

Além disso, também facilita a definição de suas metas. No entanto, você pode utilizar planilhas ou anotações em agendas ou cadernos. Visto que o mais importante é que você não abdique desse controle financeiro, uma vez que é relevante na sua rotina que acompanhe o seu próprio processo.

Consumo planejado e consciente

Organize o seu consumo de forma planejada. Priorize suas necessidades para obter os itens desejados posteriormente. Além disso, faça trocas econômicas. Por exemplo, é possível trocar um cartão de crédito tradicional e uma conta corrente por uma cartão sem anuidade e uma conta digital. Visto que as fintechs oferecem produtos bancários sem taxas. Dessa forma, estará planejando o serviço e gerando economia sem que abdique do seu estilo de vida. 

 Alimente a poupança como um hábito

Dentro de um planejamento financeiro é necessário que você coloque o foco em hábitos financeiramente sustentáveis, e, portanto, saudáveis. Sendo assim, você pode alimentar a poupança como um hábito na sua rotina, considerando que você pode gerar economia doméstica e direcionar os valores economizados para a sua poupança. 

Posteriormente, você pode redefinir metas e colocar valores elevados para cada objetivo. Entretanto, é bem importante que você não abdique de controlar a sua rotina financeira, focando em hábitos financeiramente saudáveis. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.