Gestão Financeira e Economia Doméstica

Organize suas finanças através da economia doméstica 

A organização é o ponto principal para que possa viabilizar a sua economia doméstica. Por isso, é importante analisar o direcionamento atual do seu orçamento familiar para ampliar sua administração financeira. 

Muitas pessoas consideram impossível economizar. No entanto, pequenas mudanças podem fazer bastante diferença dentro do seu fluxo financeiro doméstico.

Criar hábito de poupar e viabilizar o estilo de vida 

A economia doméstica é uma maneira de direcionar os recursos para viabilizar o estilo de vida de uma família e criar o hábito de poupar. Além disso, a economia doméstica engloba evitar desperdício e incentivar a sustentabilidade.

As finanças de uma casa são primordiais para a sobrevivência, por isso, o seu descontrole é uma fonte de inadimplência.

Objetivos a curto, médio e longo prazo

 Além disso, vários problemas são oriundos da falta de administração financeira dentro do próprio lar. Sendo assim, é necessário fazer um planejamento financeiro da rotina da casa. Bem como, para viajar, comprar um bem, pagar os estudos dos filhos etc. Objetivos a curto, médio e longo prazo.

O planejamento financeiro deve permear a nossa vida pessoal e direcionar o estilo de vida de uma família. Por isso, é muito importante que tenha um planejamento familiar em comum entre os responsáveis pela casa e um planejamento pessoal, essa separação facilita a administração.

Livros e aplicativos ajudam na orientação

O livro de Gustavo Cerbasi, “Casais inteligentes enriquecem juntos: Finanças para casais” aborda pontos muito importantes sobre essas questões. 

Sendo assim, para que possa realizar a gestão financeira doméstica faça uma avaliação da saúde financeira familiar. Ou seja, saiba quanto é possível economizar na sua situação atual e analise as entradas e saídas do orçamento da família. Na atualidade, há diversos aplicativos que ajudam nessa organização.

 Cortar gastos desnecessários

Cortar gastos irrelevantes é uma maneira importante de reduzir gastos. Sendo assim, TV a cabo, serviços de assinaturas de streamings, por exemplo, podem ser reavaliados. 

Renegociação

Se estiver devendo o cartão de crédito fica muito difícil viabilizar sua gestão financeira doméstica. Por isso, procure por plataformas de negociação. Na atualidade, o Serasa oferece esse serviço de forma online. Verifique as ofertas e tente viabilizar os acordos financeiros.

Foco nas mudanças de hábitos financeiros

Importante ressaltar que o planejamento financeiro, sendo doméstico, pessoal, bem como, empresarial, está muito mais voltado ao hábito que aos valores financeiros, ao menos no início. 

Pois, com o passar do tempo, a tendência é que ao criar o hábito de economizar, direcione cada vez valores mais elevados para viabilizar uma reserva de emergência. Dessa forma, a gestão financeira doméstica ocorre de maneira orgânica.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.