Poupança: fatores que impactam no seu planejamento 

A elaboração de uma poupança pode ser um diferencial para o seu planejamento financeiro. Confira fatores que devem ser considerados!

A elaboração de uma poupança pode ser um diferencial para o seu planejamento financeiro, visto que uma poupança permite que você alcance seus objetivos pessoais, ao passo que é possível que obtenha uma reserva de emergência. 

Poupança: fatores que impactam no seu planejamento 

 No entanto, são muitos os fatores de rotina que impactam na elaboração objetiva de uma poupança. Sendo assim, confira algumas dicas para que elabore uma poupança de forma planejada e orgânica. 

Tenha clareza sobre os seus objetivos 

Primeiramente, tenha clareza sobre os seus objetivos e sobre a sua situação financeira atual. O mais importante no início é que você reforce hábitos saudáveis financeiramente, evitando compras por impulso. Dessa forma, deve poupar dentro da sua rotina, ainda que seja um processo não linear.

Ferramentas de gestão 

Facilitando esse processo, na atualidade existem ferramentas de gestão que podem te apoiar no que diz respeito ao planejamento, como o Trello, por exemplo.

Além disso, esse controle também pode ser feito em cadernos ou agendas, já que o mais importante é que você atualize as informações diariamente, por isso, adapte esse ponto à sua rotina.

Plano de renegociações 

Todavia, caso você esteja inadimplente, é importante verificar as renegociações de suas dívidas. No entanto, ressaltamos que é importante que você coloque essas parcelas dentro de planejamento financeiro pessoal. Já que é arriscado criar um ciclo de novo endividamento, ao tentar pagar as suas  dívidas atuais. 

Alimente o hábito de poupar 

Dessa forma, para viabilizar uma poupança de maneira natural é necessário considerar vários fatores inerentes aos seus hábitos de consumo. 

Alimente o hábito da poupança, visto que o foco do seu planejamento deve ser adquirir novos hábitos financeiros. Por isso, ao entender a poupança como um hábito, você deve focar em direcionar para essa finalidade os valores economizados, ainda que você veja tais valores como irrisórios.

É possível realizar trocas econômicas dentro da sua rotina

Além disso, é possível realizar trocas econômicas dentro da sua rotina. Por exemplo, troque um cartão de crédito tarifado por uma opção sem anuidade, bem como, você pode realizar o mesmo tipo de troca referente a sua conta corrente. Uma vez que as fintechs oferecem serviços bancários de qualidade com isenção total de tarifas. 

Assim sendo, de acordo com a evolução do seu planejamento financeiro, direcione valores fixos para a poupança de forma orgânica. Portanto, é fundamental que elabore o seu planejamento financeiro focando em novos hábitos, por isso, a poupança deve ser vista como um hábito e não com um sacrifício, já que deve ser algo sustentável.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.