Planejamento financeiro: controle de rotina, foco e metas pessoais 

O planejamento financeiro permite que você tenha controle de rotina e foco em suas metas pessoais. Confira dicas relevantes!

O planejamento financeiro pessoal é um direcionamento importante para que consiga alcançar suas metas pessoais, bem como, para alimentar o hábito da poupança de forma natural. 

Alcance suas metas pessoais através de um planejamento financeiro 

Em um primeiro momento, é importante que faça uma poupança para que tenha uma reserva de emergência através do planejamento. Pode não ser fácil se organizar financeiramente em uma situação de crise financeira, seja pessoal ou ocasionada por fatores externos que impactam diretamente na renda da população. Assim como ocorreu recentemente devido a pandemia causada pelo novo coronavírus.

Ferramentas de gestão pessoal 

Sendo assim, para viabilizar uma poupança de maneira fluida, existem ferramentas de gestão que podem te auxiliar no que diz respeito ao planejamento, como o Trello e aplicativos de finanças.

Separe e categorize suas metas em prazo curto, médio e longo

Além disso, é relevante que você separe e categorize suas metas em prazo curto, médio e longo. Existem algumas opções possíveis para economizar através de ações orgânicas. É possível realizar algumas trocas na sua rotina. 

Trocas viáveis na sua rotina 

Por exemplo, você pode trocar um cartão de crédito tarifado por um cartão sem anuidade, visto que essa é uma forma de obter economia sem abdicar do produto, bem como, você pode realizar a troca da conta bancária, uma vez que essa troca permite uma redução de custo mensal. 

Bem como, você pode trocar uma assinatura de tv a cabo por uma assinatura de streaming, dentre outras possibilidades. Em um primeiro momento, é importante que você reforce hábitos saudáveis financeiramente, evitando compras por impulso e poupando os valores economizados.

Alimente o hábito de poupar 

O planejamento financeiro requer que você alimente a poupança como um hábito.Por isso, é importante que analise quais são os pontos que podem ser melhorados através de pequenas economias domésticas. Dessa forma, direcione os valores economizados, ainda que sejam valores relativamente baixos. 

Conforme o seu planejamento financeiro evoluir, você poderá direcionar valores fixos para essa finalidade da poupança,  realizando uma reserva de emergência. Além disso, você poderá verificar outras opções de investimentos, aumentando sua rentabilidade.

Controle de rotina, foco, disciplina e metas pessoais 

Portanto, a base de um planejamento financeiro pessoal consiste em você ter foco em controlar sua rotina, evitando compras por impulso, bem como,  realizando pequenas trocas que sejam econômicas.

Ainda que você acredite que esse planejamento financeiro pode ser resolutivo apenas em longo prazo, você estará criando um novo caminho financeiro para alcançar suas metas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.