Poupança e o desafio de planejar um orçamento negativo

Elaborar uma poupança com o orçamento negativo é um desafio. Confira algumas dicas simples para que planeje as suas finanças pessoais!

Pode ser difícil direcionar valores para uma poupança quando a sua situação financeira está em um momento negativo. No entanto, através de alguns pontos importantes, é possível que você elabore uma poupança focando em seus hábitos de consumo dentro de um planejamento financeiro pessoal que seja adaptado para a sua situação. Sendo assim, confira alguns pontos importantes quanto a esse tipo de plano de finanças pessoais!

Poupança e o desafio de planejar um orçamento negativo

Fatores externos, como a pandemia decorrente do novo coronavírus,  impactam nas finanças de todos, já que é um exemplo – embora radical – de que há situações que não são controláveis.Por isso, é necessário viabilizar uma reserva de emergência.

No entanto, situações não tão extremas como a pandemia, impactam financeiramente na vida das pessoas, seja uma crise financeira pessoal, uma demissão inviável ou uma crise financeira nacional.

Analise a sua situação atual 

Sendo assim, é muito importante que você consiga lidar com os fatores que você não controla a partir dos fatores controláveis. Por isso, direcionar valores para a sua poupança é uma maneira de lidar com o que depende de você, dentro da sua situação atual.

 Muitos planos de finanças pessoais direcionam percentuais fixos para a poupança, o que é um bom conselho, porém, não é viável para todas as situações financeiras.

Considere analisar os seus hábitos de consumo

Por isso, sugerimos que você considere analisar os seus hábitos de consumo. Uma vez que ao focar em novos hábitos de consumo, ainda que seja algo perceptível apenas em longo prazo, você irá elevar as suas chances de conseguir direcionar valores fixos para a sua poupança.

Faça trocas dentro da sua rotina

Sendo assim, você pode realizar trocas possíveis e viáveis, como trocar produtos bancários tarifados por produtos isentos de anuidade, por exemplo, dentre outras trocas pertinentes à sua rotina.

Considere um longo prazo para obter resultados 

Dessa maneira, você irá direcionar valores para a poupança e modificar seus hábitos. Dentro de um período considerável, você irá gerar economia organicamente e a poupança será um hábito para você, e não um sacrifício pontual.

Poupe valores irrisórios

Por isso, é muito importante que você direcione todos os valores economizados para a poupança, mesmo que sejam valores irrisórios. Pois, assim você estará modificando a sua relação com o dinheiro e isso será de grande valia em longo prazo.

Posteriormente, conforme as suas finanças melhorarem, você poderá fazer uso de metodologias específicas que são muito viáveis, por exemplo, a metodologia do pote.

Faça ajustes sempre que for necessário

Portanto, foque em seus hábitos e não desista do seu sucesso pessoal; ainda que o seu planejamento ocorra de forma não linear e necessite de ajustes periódicos.  

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.